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dc.contributor.authorMachado, Graziela Schefferpt_BR
dc.contributor.authorCloss, Thaísa Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorZacarias, Inez Rochapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T02:43:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-9509pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184831pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando currículos, planos de disciplinas e categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. Pelos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre, na década de 1950, intensificada no início da década de 1960, no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional: estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, com influência do pensamento cepalino, da técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, articulada com a Secretaria de Cultura, e influência intelectual de Ernani Fiori.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents results of the research “Social Service, memory and Latin American reconceptualization: antecedents and expressions in the school of Porto Alegre – RS”. The methodology used was documentary analysis of school historical collection, encompassing the curricula, disciplinary plans and categorization of 517 completion of course works from 1948 to 1975. By the results it is verified that the influence of developmentalism in school was boosted by the realization of International Seminars in Porto Alegre in the 1950s, intensified in the early 1960s in context of Leonel Brizola’s government political conjuncture. In the period leading up to the First Latin American Seminar of 1965, in this school, there are two tendencies of professional renewal, namely: the structural-participative, articulated by Seno Cornely, marked by ECLAC thought influence, by technical seminars in mobilization of communities, integrating DC, planning and social policy within Social Assistance Department; and pedagogical-cultural, linked to Popular Culture movement, articulated by Lucia Castillo and Zilah Totta influenced by the Catholic left, in articulation with Secretary of Culture, under intellectual influence of Ernani Fiori.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextos & Contextos. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 67-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFundamentals of social worken
dc.subjectServiço social : Formação profissionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentismopt_BR
dc.subjectDevelopmentalismen
dc.subjectLatin american reconceptualizationen
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulen
dc.titleAntecedentes da reconceituação latino-americana na escola de Porto Alegre – RSpt_BR
dc.title.alternativeLatin american reconceptualization antecedents in the achool of Porto Alegre-RS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001081616pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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