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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorMosmann, Mateus Alonsopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184714pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso visa elucidar os motivos do elevado número de acidentes que acontecem nas alças de acesso da rodovia BR-448, em especial naquela na entrada de Porto Alegre. Inicialmente se fez uma abordagem dos conceitos mais importantes para uma maior segurança viária, entre eles podemos destacar: raio de curvatura, distribuição de superelevação, superlargura, presença de faixas de acostamento. Foram apresentados os métodos mais efetivos para cálculo desses conceitos. Através de pedido ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão foram obtidos os detalhes do projeto das alças de acesso. Por fim foram comparados os dados obtidos com as diversas normas e recomendações, tanto nacionais como internacionais. Os resultados encontrados corroboram com a hipótese que o projeto foi mal dimensionado resultando em um maior número de acidentes. Com as informações obtidas com esse trabalho espera-se mostrar a importância da correta aplicação das normas e o impacto que estradas mal projetadas causam na segurança viárias.pt
dc.description.abstractThis thesis try to explain the motives to the high number of accidents that are currently happening in the interchanges of the highway BR-448, focusing mainly on the interchange at the entrance of Porto Alegre. Initially a approach was made about the most important aspects of road traffic safety. Citing the most important we have: radius of curvature, superelevation, widening, presence of shoulder. The most effectives ways to calculate these aspects were show. Through a request to “Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão” data was obtained about the project of the interchange. Finally a comparison was made between the obtained data and both domestic and foreign guidelines. The results found corroborate the theory that the highway was poorly designed, leading to a higher chance of accidentes. The information obtained in this thesis is expected to demonstrate the importance of the correct application of the guidelines, and show the implications of a bad designed road on the aspects of road safety.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSuperelevationen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRoad traffic safetyen
dc.subjectAccidentsen
dc.subjectCurvature desingen
dc.subjectGeometric designen
dc.titleAnálise geométrica de obras de arte especiais : estudo de caso de alça de acesso da BR-448pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079383pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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