Análise da frequência e severidade de acidentes viários em curvas de rodovias de pista simples : o caso da BR 116
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Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os acidentes de trânsito são responsáveis por 47 mil mortes nas estradas brasileiras por ano, resultando em um prejuízo de 40 bilhões de reais, levando em conta a perda de produção causada pela morte. Este trabalho busca identificar o impacto que os parâmetros geométricos Ângulo Central, Declividade, Desenvolvimento, Raio e Superelevação causam na frequência e severidade de acidentes em curvas de rodovias de pista simples. Além dessas variáveis, a estimação de um modelo de severidade de acident ...
Os acidentes de trânsito são responsáveis por 47 mil mortes nas estradas brasileiras por ano, resultando em um prejuízo de 40 bilhões de reais, levando em conta a perda de produção causada pela morte. Este trabalho busca identificar o impacto que os parâmetros geométricos Ângulo Central, Declividade, Desenvolvimento, Raio e Superelevação causam na frequência e severidade de acidentes em curvas de rodovias de pista simples. Além dessas variáveis, a estimação de um modelo de severidade de acidentes permitiu adicionar na análise variáveis ambientais e humanas existentes na base de dados da Polícia Rodoviária Federal. As variáveis utilizadas no presente trabalho se mostraram significativas em diferentes modelos, a diferentes níveis. Para a realização das análises, foi necessária a construção de uma base de dados contendo os parâmetros geométricos e a informação sobre acidentes para cada uma das curvas dos trechos estudados. A obtenção dos parâmetros geométricos foi realizada através da reconstituição geométrica da rodovia, realizada a partir de coordenadas georreferenciadas. A partir da construção da base de dados foram estimados dois tipos de modelos de regressão: o modelo Binomial Negativo para a análise da frequência de acidentes e o modelo Logit Ordenado para a análise da severidade de acidentes. O resultado mais importante encontrado foi o efeito do aumento da declividade e da superelevação no sentido de aumentar a frequência e de reduzir a severidade dos acidentes. Esse e outros resultados foram discutidos e interpretados a partir de resultados da literatura. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5853)
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