Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-08T02:46:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184471pt_BR
dc.description.abstractOs Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como lassalistas, têm sua trajetória institucional atrelada à história da formação de professores. Atribui-se a La Salle a criação da primeira Escola Normal no modelo como a temos hoje. Neste artigo, propõe-se apresentar e discutir alguns elementos sobre a formação dos primeiros mestres-professores, que ensinavam a ler, escrever e contar. Este estudo situa-se no campo da História da Educação Matemática, tomando como fonte histórica a obra de La Salle, o Guia das Escolas Cristãs, de 1706, traduzido para o português, em 2012, pelo Ir. Edgard Hengemüle. Constatou-se, entre outras coisas, que é com La Salle que o ensino da aritmética se eleva ao mesmo patamar da leitura e da escrita nas escolas para pobres na França do século XVII. O ensino da aritmética tem como intuito a preparação para o trabalho e para a vida. Dá-se essencialmente por meio da leitura, repetição e memorização dos números com o auxílio de cartazes, bem como com a cópia e o exercício das quatro operações, com ênfase para o uso do dinheiro. O ensino de aritmética integra uma formação mais ampla, de caráter humanista, voltada à salvação da alma e à glorificação de Deus.pt
dc.description.abstractThe Christian Schools’ Brothers, better known as Lasallians, have their institutional trajectory tied to the teacher training’s history. La Salle is credited with creating the first normal school in the model as we have today. In this article we propose to present and analyze elements about the formation of the first masters-teachers who taught to read, write and count. This study is in the field of History of Mathematics Education and takes as its historical source, the work of La Salle, the Christian Schools’ Guide of 1706, translated into Portuguese in 2012 by Brother Edgard Hengemüle. It was noticed, among other things, that through La Salle the arithmetic teaching starts to have the same level of reading and writing in schools for the poor in seventeenth-century France. The arithmetic teaching aims at preparing for work and life. It is essentially through the repetition and reading, the numerals memorization with the aid of posters, as well as the copying and the exercise of the four operations with emphasis on the use of money. The arithmetic teachingintegrates a broader formation of humanistic character, focused on the soul salvation and God’s glorification.en
dc.description.abstractLos Hermanos de las Escuelas Cristianas, más conocidos como lasallianos, tienen su trayectoria institucional vinculada a la historia de formación de profesores. Se le atribuye a La Salle la fundación de la primera escuela normal en el modelo como la conocemos hoy. En este artículo nos proponemos a presentar y analizar elementos sobre la formación de los primeros maestros – profesores que enseñaban a leer, escribir y contar. Este estudio se sitúa en el campo de la Historia de la Educación Matemática y toma como fuente histórica, la obra de La Salle, el Guía de las Escuelas Cristianas de 1706, traducida para el portugués en 2012 por el Hno. Edgard Hengemüle. Constatamos, entre otras cosas, que es con La Salle que la enseñanza de la aritmética pasa a tener el mismo nivel de lectura y de escrita en las escuelas para pobres en la Francia del siglo XVII. La enseñanza de aritmética tiene como objetivo la preparación para el trabajo y la vida. Acontece principalmente a través de la lectura, la repetición y la memorización de los números con la ayuda de carteles, así como la copia y el ejercicio de las cuatro operaciones dando énfasis para el uso del dinero. La enseñanza de aritmética integra una formación más amplia, de carácter humanista, orientada hacia la salvación del alma y la glorificación de Dios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 447-467pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics education historyen
dc.subjectArithmeticen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLa salleen
dc.subjectTraining of education professionalsen
dc.subjectHistoria de la educación matemáticaes
dc.subjectAritméticaes
dc.subjectLa sallees
dc.subjectFormación de los profesionales de la educaciónes
dc.titleLa Salle e a formação de mestres-professores : as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritméticapt_BR
dc.title.alternativeLa Salle and master-teacher training: the guidelines contained in the guide of the christian schools for the arithmetics educationen
dc.title.alternativeLa Salle y la formación de maestros-profesores: las orientaciones presentes e la guía de escuelas cristianas para la enseñanza de la aritméticaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077714pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples