Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-5370pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184400pt_BR
dc.description.abstractEste texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es analizar la producción del riesgo del analfabetismo infantil y de sus estrategias de gestión que se ponen en funcionamiento en la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA), Metodológicamente, y a través de una analítica-interpretativa de sesgo foucaultiano, fueron analizados documentos de dicha evaluación tales como: Resoluciones, notas explicativas, informes, etc. Los análisis evidencian tres estrategias que convocan a los individuos a combatir el riesgo del analfabetismo infantil, entre ellas: 1) la visibilización y vigilancia del riesgo; 2) el aprendizaje como derecho y 3) la comparación de los resultados. Se concluye que la combinación de esas diferentes estrategias, posibilitada por la producción cuantitativa del proceso de evaluación a gran escala, produce discursivamente el riesgo del analfabetismo infantil.es
dc.description.abstractThis paper aims at analysing the production of the risk of child illiteracy and the risk management strategies put both into working by the National Literacy Assessment (ANA). Methodologically, and through an analytic-interpretative of Foucauldian bias, ANA documents such as ordinances, explanatory notes, reports were analysed. Our analyses show three strategies that convene individuals to combat the risk of child illiteracy, which are: 1) the visibility and surveillance of risk; 2) learning as a right and 3) the comparison of results. We concluded that the combination of these different strategies, which are possible by the quantitative production of the evaluation process on a large scale, discursively produces the risk of child illiteracy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./dez. 2018), p. 10-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluación a gran escalaes
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstudos Foucaultianoses
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónes
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLarge-scale external evaluationen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectFoucauldian studiesen
dc.subjectLiteracyen
dc.titleAvaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantilpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación nacional de la alfabetización : producción y gestión del riesgo del analfabetismo infantiles
dc.title.alternativeNational evaluation of literacy : production and management of the risk of child illiteracyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079344pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples