Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorLongo, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:24Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2177-9309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184387pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an investigation about teaching in Mathematics in the Elementary School. The analyzed materials were letters written by pedagogue teachers who teach mathematics in the private schools of Porto Alegre, which deal with beliefs and attitudes about the teaching of mathematics in these stages. The theoretical contributions consist of Michel Foucault's studies on self-writing, evidenced in the letters produced. The results point to at least two questions: "the relevance of teaching mathematics to be connected with elements of life" and "concrete materials as a foundation for learning mathematics". In view of this, it was possible to understand that (also) these statements conform a set of truths that regulate the ways of being teacher of students of the Elementary School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectTeachersen
dc.titleO ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics and the constitution of elementary school teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078802pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples