Entre a ética e a poética, o ato fotográfico
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Assunto
Resumo
A partir da experiência com um grupo de alunos, pessoas em situação de rua e participantes do projeto de extensão universitária A Cara da Rua, este ensaio propõe um reflexão sobre a vida contemporânea urbana com todas as suas contradições, contrastes sociais, exclusões e desigualdades. O ponto de partida é o exercício fotográfico que propõe uma leitura do corpo durante o ato fotográfico como ação. Para tratarmos do tema do abandono do sujeito à sua própria sorte nas ruas da cidade e o enfraquec ...
A partir da experiência com um grupo de alunos, pessoas em situação de rua e participantes do projeto de extensão universitária A Cara da Rua, este ensaio propõe um reflexão sobre a vida contemporânea urbana com todas as suas contradições, contrastes sociais, exclusões e desigualdades. O ponto de partida é o exercício fotográfico que propõe uma leitura do corpo durante o ato fotográfico como ação. Para tratarmos do tema do abandono do sujeito à sua própria sorte nas ruas da cidade e o enfraquecimento dos princípios éticos tomamos como referência o pensamento de Derrida sobre hospitalidade. A conclusão aponta para o fato da performance do ato fotográfico como um deslocamento dentro do próprio espaço de vivência capaz de criar novas formas de integração social. ...
Abstract
Based on the experience with a group of students, street people and participants in the university extension project, A Cara da Rua, this essay proposes a reflection on contemporary urban life with all its contradictions, social contrasts, exclusions and inequalities. The starting point is the photographic exercise proposing to make a reading of the body during the photographic act as action. To deal with the subject of abandoning the subject to his own fate in the streets of the city and the w ...
Based on the experience with a group of students, street people and participants in the university extension project, A Cara da Rua, this essay proposes a reflection on contemporary urban life with all its contradictions, social contrasts, exclusions and inequalities. The starting point is the photographic exercise proposing to make a reading of the body during the photographic act as action. To deal with the subject of abandoning the subject to his own fate in the streets of the city and the weakening of ethical principles we take as reference Derrida’s thought about hospitality. The conclusion points to the fact of the performance of the photographic act as a displacement within the space of experience capable of creating new forms of social integration. ...
Contido em
Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 2, n.5 (2018), p. 86-93
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License