Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaquero, Marcellopt_BR
dc.contributor.authorBaquero, Rute Vivian Angelopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-01T02:49:25Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1677-9665pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184241pt_BR
dc.description.abstractO trabalho problematiza a questão da educação para a democracia examinando os valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Analisa, especificamente, o valor que os jovens atribuem à democracia ao longo de duas décadas (década de 90 e início do século XXI), buscando identificar, na perspectiva de KRAUSKOPF (2000), a que paradigma de participação juvenil seus posicionamentos se vinculam. Para atingir o objetivo, desenvolve-se uma análise de natureza quantitativa de respostas emitidas por jovens de escolas públicas e privadas, localizadas na área metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados são oriundos de pesquisas tipo “survey”, realizadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre América Latina – NUPESAL. A análise quantitativa é complementada por dados coletados em entrevistas semi-estruturadas. Resultados do estudo revelam que o conceito de democracia, para a maioria dos jovens, é um conceito que produz sentimentos positivos, porém, pouco compreendido na sua dinâmica, gerando, dessa forma, um abismo entre o entendimento e a valorização da democracia num sentido abstrato e ações exigidas de um cidadão democrático.pt
dc.description.abstractThis paper examines the role of education in the democratic process, evaluating democratic values shared by porto alegre´s youth. It analyzes specifically how the young viewed democracy in the last two decades (1990 and beginning of the XXI century), trying to identify, in Krouskopf perspective (2000) to which juvenile participation paradigm their positions are related to. In order to reach this objective we develop a quantitative survey approach analysis in public and private schools undertaken by the Nucleo de Pesquisas sobre America Latina (NUPESAL. This analysis was complemented by semi-structured qualitative interviews. Results of the study revealed that the concept of democracy, for most of the youth, is a concept that produces positive feelings, although with little understanding of its dynamic, generating in this way, a wide gap between the understanding and value given to democracy in an abstract sense and required actions of a democratic citizen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiências sociais em perspectiva. Cascavel, PR. Vol. 6, n. 11 (2007), p. 139-153pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleEducando para a democracia : valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrensespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000622901pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples