Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGraff, Vinícius Antériopt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2018-10-30T02:38:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184157pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a produção do cuidado em saúde, com foco na clínica ampliada na formação em Odontologia. Está organizado em quatro temas principais de análise que são a produção do cuidado em saúde; humanização na saúde e Clínica Ampliada; inovações na produção do cuidado nas práticas em saúde bucal e Abordagem Centrada na Pessoa. Considera que a prática de cuidado em saúde baseada em tecnologias leves-relacionais deve orientar a formação de cirurgiões-dentistas, caracterizando uma formação pela escuta e produção de diálogo, vínculo e subjetividades, de compartilhamento e construção de planos terapêuticos, com uma visão integral e humanizada da atenção à saúde bucal e que incorpore no seu saber-fazer as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta a Abordagem Centrada na Pessoa como uma das formas de atuação no cuidado em saúde voltado ao usuário e suas potencialidades, e não para a doença. Os currículos da graduação dos cursos de Odontologia devem incluir bases teóricas e oportunidades de vivências e simulações clínicas com foco nas tecnologias leves-relacionais. Tais perspectivas teóricas não devem se restringir à graduação, mas sim, seguir como fundamentais na educação dos profissionais da saúde na formação de pós-graduação, na formação de professores universitários e na educação permanente dos trabalhadores do SUS.pt
dc.description.abstractThis article discusses the health care production focused on Expanded Clinical Practice in Dental education. It is organized into four main themes of analysis that are the production of health care; humanization in health and expanded clinical practice; innovations in the production of care in oral health practices and Person-Centered Care. It considers that the health care based on relational technologies, characterized by listening and dialogue production, connecting and subjectivities through sharing and reconstruction of the therapeutic plan, must guide the formation of graduated dentists with more integral and humanized approach to oral health care and incorporate the guidelines of the Sistema Único de Saúde (SUS) (Brazilian Unified Health System) into its know-how. It presents the Person-Centered Care as one of the ways of acting in health care directed to the user and their potentialities, not to the disease. The undergraduate curricula of dentistry courses must include theoretical bases, opportunity of experiences and clinical simulations focusing on relational technologies. Such theoretical perspectives should not be restricted to undergraduate, but rather to be fundamental in the education of health professionals in postgraduate training, in the training of university professors and in the permanent education of SUS workers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 63-72pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectDental educationen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectOral healthen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectComprehensive health careen
dc.titleProdução do cuidado em saúde com foco na Clínica Ampliada : um debate necessário na formação em Odontologiapt_BR
dc.title.alternativeHealth care production focused on the Expanded Clinic : a necessary debate in Dental educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058331pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples