A Clínica Ampliada como ferramenta de cuidado e ensino em Geriatria
dc.contributor.author | Carniel, Raquel Kaufmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Mariél de Aquino | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Aline Blaya | pt_BR |
dc.contributor.author | De Marchi, Renato José | pt_BR |
dc.contributor.author | Rados, Andreas Rucks Varvaki | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-27T03:12:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-5954 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184115 | pt_BR |
dc.description.abstract | O envelhecimento populacional é uma característica mundial, ocorrendo inclusive no Brasil. Frente aos desafios para o Sistema Único de Saúde e seus profissionais, se faz necessária uma mudança de abordagem, no sentido de ampliação da clínica. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, por meio da construção da disciplina do Estágio em Odontogeriatria. A partir da criação do curso de Odontologia noturno, os professores da disciplina buscaram alternativas de campos de estágio no turno da noite, já que a instituição de longa permanência para idosos e as Unidades de Saúde da Rede de Atenção em Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que recebem os estagiários do curso diurno, não realizam atendimento de idosos depois das 18:30 horas. Assim, professores, gestores municipais e duas equipes de Saúde da Família (ESF) realizaram rodas de conversa para estruturar o estágio noturno, almejando trabalhar com os estudantes, além de conhecimentos, atitudes e práticas. Foram pactuadas atividades teóricas, oficinas sobre Avaliação Global do Idoso, além de visitas domiciliares a idosos - em seu contexto - acompanhadas de profissionais da ESF. Os grupos de preceptoria foram realizados visando o planejamento de Projetos Terapêuticos Singulares para e com os idosos que foram visitados, a partir da problematização de suas condições de vida. Frente aos resultados já obtidos por relatos e observações, acredita-se no potencial do Estágio em Odontogeriatria do curso noturno na construção de um novo paradigma em Odontologia relacionado à ampliação da clínica e à interdisciplinaridade. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 99-107 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em odontologia | pt_BR |
dc.subject | Odontologia geriátrica | pt_BR |
dc.subject | Assistência à saúde | pt_BR |
dc.subject | Gerontologia | pt_BR |
dc.title | A Clínica Ampliada como ferramenta de cuidado e ensino em Geriatria | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001058341 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)