Ensinar a aprender e aprender a aprender : uma experiência autorreguladora

Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As estratégias de aprendizagem são métodos utilizados pelos alunos para facilitar a aquisição e utilização de informações, e que podem facilitar a aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo descobrir a concepção e a utilização das estratégias de aprendizagem pelos estudantes, além de refletir o papel do professor em ensiná-las. Para isso, foram coletados dados com 36 alunos de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio de um questionário individual ...
As estratégias de aprendizagem são métodos utilizados pelos alunos para facilitar a aquisição e utilização de informações, e que podem facilitar a aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo descobrir a concepção e a utilização das estratégias de aprendizagem pelos estudantes, além de refletir o papel do professor em ensiná-las. Para isso, foram coletados dados com 36 alunos de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio de um questionário individual composto por oito questões, na maioria perguntas abertas. Após a coleta foi realizada a análise das respostas e identificou-se que grande parte dos alunos pesquisados têm uma noção sobre estratégias e utilizam pelo menos algumas delas durante seus estudos. Pode-se perceber também que a maioria desses alunos descobriu sozinho o método que mais utiliza para estudar, e não considera o professor como alguém que tenha lhes ensinado métodos de estudo. Os resultados deste trabalho indicam que o assunto estratégias de aprendizagem ainda precisa ser mais conhecido tanto por professores como por alunos, para que possam trabalhar juntos no sentido de aprimorar as maneiras de lidar com o conhecimento nos momentos de estudo. Isso poderá trazer grandes benefícios para o aluno, como uma melhor percepção do conhecimento adquirido, melhor aproveitamento do tempo empregado e, consequentemente, a obtenção de resultados mais satisfatórios. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1421)
Este item está licenciado na Creative Commons License
