O comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidor

Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Interne ...
Esse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicional ...
Abstract
This paper presents an Internet economy, which results from the e-commerce entry in the market. In addition, it describes the behavior of the online consumer. In order to study the Internet economy, theoretical models, which compare the Internet market to the traditional market, are analyzed. Goldmanis et al. (2009) studied the market structure of retail industries, considering different sectors and consumers with different costs of search. Levin (2011) presents a model of market economy on the ...
This paper presents an Internet economy, which results from the e-commerce entry in the market. In addition, it describes the behavior of the online consumer. In order to study the Internet economy, theoretical models, which compare the Internet market to the traditional market, are analyzed. Goldmanis et al. (2009) studied the market structure of retail industries, considering different sectors and consumers with different costs of search. Levin (2011) presents a model of market economy on the Internet and its features. Empirical research studies, whose results corroborate the theoretical model, are also shown. The reduction of costs of search, lower prices and dispersion, e, the custom marketing and quick innovation are some of the advantages emerging from the e-commerce entry in the market. The analysis of the online consumer’s behavior, online marketing tools, purchasing profile, decision-making, the online buying behavior and the user's profile on the internet in Brazil were studied. Based on this study, it is possible to conclude that the e-commerce is more efficient than traditional market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License
