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dc.contributor.advisorWeissheimer, Anne Mariept_BR
dc.contributor.authorMendes, Jaqueline Correapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-20T03:15:08Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183679pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGrupopt_BR
dc.titleGrupos de gestantes : o processo educacional e suas característicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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