Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
dc.contributor.advisor | Weissheimer, Anne Marie | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Jaqueline Correa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-20T03:15:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestantes | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Grupo | pt_BR |
dc.title | Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000632 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Enfermagem (1140)