Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor ...
Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor a deficiência visual e o que está relacionado à leitura da criança cega e com baixa visão, assim como os processos de mediação e formação de conceitos. Na segunda parte do trabalho, foram utilizadas ferramentas para identificação de padrões de comportamento e singularidades referentes a cada uma das condições que a deficiência visual engloba. A partir disso, foram definidos o escopo de projeto, as necessidades e os requisitos de usuários e os requisitos e as especificações de projeto. Também foram gerados o conteúdo da publicação e as alternativas para a estrutura formal e para o projeto gráfico, além do desenvolvimento dos elementos táteis e sonoros a serem integrados ao produto final. Para tanto, contou-se com a colaboração de pessoas com deficiência visual, consultores e especialistas durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e verificação do modelo final do produto. ...
Abstract
This paper consists on the research and development of a project of a children‟s multisensory publication for audiences between 8 and 11 years-old, aiming at the inclusion of children with visual impairments on regular school system environments. To this end, we start the first part of this work with the project‟s planning, its definitions, goals and the construction of a theoretical basis to accomplish its next stages. Through literature review, interviews and benchmarking analysis, we seek to ...
This paper consists on the research and development of a project of a children‟s multisensory publication for audiences between 8 and 11 years-old, aiming at the inclusion of children with visual impairments on regular school system environments. To this end, we start the first part of this work with the project‟s planning, its definitions, goals and the construction of a theoretical basis to accomplish its next stages. Through literature review, interviews and benchmarking analysis, we seek to better understand the particularities of visual impairment and matters related to blind and low vision children‟s reading, as well as mediation and concept formation processes. In the second part we utilized tools to identify behavioral patterns and singularities referring to each one of the conditions that visual impairment includes. From that, we were able to define the project scope, the needs and requirements of the end user and the project requirements and specifications. We also created the publications content and alternatives for the formal structure and for the graphic project, aside from developing tactile and sound elements to be integrated to the final product. For this purpose, it was possible to reckon upon collaborations of people with visual impairments, consultants and experts during the research stages, development and final product model verification. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (388)
Este item está licenciado na Creative Commons License