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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorTimm, Mateus Robaskipt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183219pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe buscar alguns núcleos estruturantes de A divina quimera de Eduardo Guimaraens. A leitura desta obra permitiu formular chaves interpretativas que congregassem traços em comum para cada uma das suas partes. Assim, o estudo das características de cada sessão de A divina quimera permitiu evidenciar a qualidade deste artista porto-alegrense ao arquitetar o seu livro. Os núcleos da obra de Eduardo Guimarens elencados neste trabalho são a obscuridade da significação semântica, a busca pela reaproximação amorosa com a sua “musa e quimera”, a intertextualidade com autores representativos para a sua criação poética e a intensa musicalidade. Em conjunto, estes elementos ajudam a compor a tessitura estética de A divina quimera. A divisão de obra em cinco partes mostra, além de um aguçado senso arquitetônico por parte do poeta, a consciência da possibilidade de escrever versos utilizando diferentes maneiras de criação. Não obstante, há uma coerência temática que permite totalizar A divina quimera enquanto obra simbolista: o mistério do sentido de diversos poemas, a musicalidade que acompanha toda a obra, o vago da expressão como pedra de toque composicional.pt
dc.description.abstractCe travail propose de rechercher des noyaux structurants de La divine d'Eduardo Guimaraens. La lecture de cette oeuvre a permis de formuler des clés interprétatives qui rassemblaient des traits communs pour chacune de ses parties. Ainsi, l'étude des caractéristiques de chaque session de La divine chimère a permis de mettre en évidence la qualité de cet artiste de Porto Alegre lors de l'organisation de son livre. Les noyaux du travail d'Eduardo Guimarens dans cette oeuvre sont l'obscurité du sens sémantique, la recherche d'un rapprochement passionel avec sa «muse et chimère», l'intertextualité avec des auteurs représentatifs pour sa création poétique et une musicalité intense. Tous ensemble, ces éléments aident à composer le tissu esthétique de La divine chimère. La division en cinq parties de l'oeuvre montre, en plus d'un sens aigu du poète pour l'architecture créationnel, la conscience de la possibilité d'écrire des vers en utilisant différents moyens de création. Néanmoins, il y a une cohérence thématique qui permet de totaliser La divine chimère comme une oeuvre symboliste: le mystère du sens dans plusieurs poèmes, la musicalité qui accompagne l'ensemble de l'oeuvre, l'expression vague comme pierre de touche de la création artistiquefr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLa divine chimèrefr
dc.subjectGuimaraens, Eduardo, 1892-1928. A divina quimera : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectMusique et poésiefr
dc.subjectIntertextualitéfr
dc.subjectMusica e poesiapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectSymbolisme du Rio Grande do Sulfr
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.title“Algo ardente e triste, algo um pouco vago” : reflexões sobre lírica moderna francesa, amor, música e intertextualidade em A divina quimera de Eduardo Guimaraenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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