Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrança, Paula Fernanda de Souzapt_BR
dc.contributor.authorGugliano, Alfredo Alejandropt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T02:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-7870pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183092pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população.pt
dc.description.abstractEl presente artículo estudia la oposición al movimiento ya la implantación del programa "Escuela sin Partido" en la enseñanza brasileña con datos recolectados a partir de investigación bibliográfica y analizados por el método de comparación. El trabajo se dividió en tres bloques: en el primero, se presentan los defensores del programa, exponiendo los principales puntos del histórico y de los objetivos del grupo "EscuelasemPartido.org", de los contextos del Proyecto de Ley nº 190/2015-RS y del Proyecto de Ley del Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre los resultados de los años de 2016 y 2017 de la encuesta del Senado Federal referente al asunto. Las ideas contrarias al movimiento ya los proyectos de ley se apuntan en el segundo bloque. En el último bloque, utilizando referencias que versan sobre el tema, se hace reflexiones críticas para ayudar al lector a definir su posición sobre la implantación del programa al actual modelo de enseñanza brasileño. En la investigación, que la idea inicial del movimiento - evitar que profesionales del área de la educación se beneficien de su posición para promover sus concepciones ideológicas, morales y partidarias - tiene fundamento y que orientan la construcción de programas para la enseñanza brasileña sin embargo, debe haber cuidado para que el real interés del grupo no sea utilizado como camuflaje del interés de algunos en promover de sus ideas y para la creación de un instrumento legal que impida manifestaciones por parte de los alumnos, incentivando la formación de una población pasiva , permitiendo así la magnitud del gobierno sobre su población.es
dc.description.abstractThe present article studies the opposition to the movement and the implantation of the program "School without Party" in the Brazilian education with data collected from bibliographical research and analyzed by the method of comparison. The work was divided in three blocks: in the first one, the program's proponents are presented, exposing the main points of the history and objectives of the group "EscolasemPartido.org", of the contexts of Bill No. 190/2015-RS and of the Project of Federal Senate Law no. 193/2016, pondering on the results of the 2016 and 2017 years of the Federal Senate poll on the subject. Ideas opposing the movement and bills are pointed out in the second block. In the last block, using references that deal with the subject, critical reflections are made in order to help the reader to define their position on the implementation of the program to the current model of Brazilian education. It was observed throughout the research that the initial idea of the movement - to prevent professionals from the education area from benefiting from their position to promote their ideological, moral and partisan conceptions - is based and that guide the construction of programs for Brazilian education , however, care should be taken that the real interest of the group is not used as a camouflage of the interest of some in promoting their ideas and in the creation of a legal instrument that prevents students from demonstrating, encouraging the formation of a passive population , thus making possible the magnitude of the government over its population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 4, nesp (maio 2018), p. [1]-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseñanza brasileñaes
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfesoreses
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAdoctrinamientoes
dc.subjectIdeologíases
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectBrasil : Aspectos políticospt_BR
dc.subjectBrazilian teachingen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectIndoctrinationen
dc.subjectIdeologiesen
dc.titlePrograma Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?pt_BR
dc.title.alternativePrograma Escuela sin Partido : represión o libertad para la enseñanza?es
dc.title.alternativeUnparalleled School Program : repression or freedom for teaching?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078322pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples