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dc.contributor.advisorFerreira, Jane Zoppaspt_BR
dc.contributor.advisorBereta, Luiz Antôniopt_BR
dc.contributor.authorHirata, Faustopt_BR
dc.date.accessioned2010-01-19T04:14:49Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18284pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento do processamento de petróleos mais pesados, torna-se interessante realizar um estudo dos possíveis mecanismos de deterioração que poderão ocorrer em função do aumento do Índice de Acidez Total (IAT). Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar as linhas e equipamentos que compõe a bateria de pré-aquecimento da carga de uma unidade de Hidrotratamento (HDT) de diesel. Esse trecho teoricamente está susceptível a ocorrência de corrosão por ácidos naftênicos devido a dois principais fatores: a presença desses ácidos com teores de neutralização superiores a 0,5 mg KOH/g na composição química da carga e a temperatura de processamento, que se encontra em um intervalo de 200 a 400ºC, adequado para existência de tal mecanismo de deterioração. Os dados obtidos em campo referentes à taxa de corrosão das linhas e dos equipamentos foram parametrizados em suas variáveis operacionais e através de uma análise comparativa com dados encontrados na literatura foram obtidas informações importantes para avaliar a ocorrência de corrosão naftênica.pt_BR
dc.description.abstractWith the increased processing of heavier oils, it is interesting a study of possible mechanisms of deterioration that may occur due to the increase of the Total Acid Number (TAN). Thus, this study aims to evaluate the main lines and equipment that comprise the battery of preheating of the load of a unit of Hydrotreating (HDT) of diesel. This excerpt is theoretically likely to occur from corrosion by naphthenic acids due to two main factors: the presence of these acids with levels of neutralizing more than 0.5 mg KOH/g in the chemical composition of the load and the temperature of processing, which is in a range from 200 º C to 400 º C, suitable for the existence of such a deterioration mechanism. Data from field concerning to the rate of corrosion of the lines and equipment were parameterized in their operational variables and through a comparative analysis with data found in literature were obtained important information to evaluate the occurrence of naphthenic corrosion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNaphthenic corrosionen
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectIndústria do petróleopt_BR
dc.subjectTotal acid numberen
dc.subjectHydrotreatment (HDT) uniten
dc.subjectEnsaios de materiaispt_BR
dc.titleAvaliação da ocorrência de corrosão naftênica na bateria de pré-aquecimento de carga de uma unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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