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A representação feminina na coleção Cercanía: o papel social de gênero nas aulas de espanhol
dc.contributor.advisor | Silva, Liliam Ramos da | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Jéssika Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T02:34:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182785 | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada sociedade apresenta determinadas funções/obrigações aos gêneros desde o momento em que nascem. A esse tipo de atribuições se chama papel social de gênero e é possível encontrá-lo em todas as esferas de nossa sociedade. A mulher é quem mais sofre com o papel social de gênero, pois sua participação na sociedade está subjugada ao papel masculino, já que vivemos em uma sociedade machista e patriarcal. Sua participação é baseada no papel materno, ou seja, espera-se que cumpra funções associadas à maternidade, que tenha filhos e que não seja vista como ser humano independente. A partir da análise da coleção Cercanía e da pergunta de pesquisa motivadora (“de que forma a mulher é representada no livro didático Cercanía, utilizado na rede municipal de Porto Alegre?”), este trabalho propõe-se a pensar a representação feminina nas aulas de Espanhol e sua importância para a construção da cidadania e da autoestima de meninas em idade escolar. A análise do livro foi feita através das atividades e das imagens propostas por ele. Foram utilizados como aporte teórico: os PCNs, que indicam que a diversidade cultural e social devem ser apresentadas e respeitadas em sala de aula; bem como a Constituição brasileira, que garante os direitos e a igualdade a todos os seres, independente de sexo, raça, cor, etc.; as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que defendem o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; como também fez-se um breve recorrido do ensino de espanhol no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada sociedad presenta determinadas funciones/obligaciones a los géneros desde el momento en que nacen. Este tipo de atribuciones es el llamado rol de género y es posible encontrarlo en todos los segmentos de nuestra sociedad. La mujer es quién más sufre con el rol de género, pues su participación en la sociedad está subyugada al rol masculino, ya que vivemos en una sociedad machista y patriarcal. Su participación esta basada en el rol materno, o sea, se espera que cumpla funciones asociadas a la maternidad, que tenga hijos y que no sea vista como un ser humano independiente. A partir del análisis de la colección Cercanía y de la pregunta de investigación (“¿De qué forma la mujer es representada en el libro didáctico Cercanía, utilizado en la red municipal de Porto Alegre?”), este trabajo se propone a pensar la representación femenina en las clases de español y su importancia para la construcción de la ciudadanía y de la autoestima de las niñas en edad escolar. El análisis del libro fue hecho a través de las actividades ahí propuestas y de las imágenes que contenía. Fueron utilizados como aporte teórico los Planes Curriculares Nacionales (PCN), que indican que la diversidad cultural y social deben ser presentadas y respetadas en clase; la Constitución brasilera, que les garantiza los derechos y la igualdad a todos los seres, independiente de sexo, raza, color, etc.; las Leyes de Directrices y Bases de la Educación Nacional, que defienden el pluralismo de ideas y de concepciones pedagógicas y la igualdad de condiciones para el acceso y la permanencia en la escuela; como también se hizo un breve recorrido por la historia de la enseñanza de español en Brasil. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Representação feminina | pt_BR |
dc.subject | Libro didáctico | es |
dc.subject | Clase de español | es |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gênero : Educação | pt_BR |
dc.subject | Rol de género | es |
dc.subject | Língua espanhola : Ensino | pt_BR |
dc.title | A representação feminina na coleção Cercanía: o papel social de gênero nas aulas de espanhol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001077430 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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