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dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorDidio, Álvaro Rutkoskipt_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T02:34:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182741pt_BR
dc.description.abstractNo contexto crescente de globalização e consequente internacionalização do ensino superior (KNIGHT, 2008), as universidades brasileiras têm cada vez mais se esforçado para dar conta das demandas multilinguísticas do século 21. Entre as diversas ações que são promovidas ou recebidas por essas instituições, destacam-se neste trabalho aquelas que envolvem línguas adicionais. Partindo dos conceitos de Globalização, de Internacionalização e Internacionalização em Casa (KNIGHT, 2008; TEEKENS, 2013), de Políticas Linguísticas (SPOLSKY, 2004; GARCEZ, SCHULZ, 2016; DAFOUZ, SMIT, 2014) e de Ecologia Linguística (HAUGEN, 1972; GARNER, 2005; CHEN, 2016), o objetivo deste trabalho é descrever ações que envolvem línguas adicionais voltadas para, ou que culminam na, internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao final, é proposta uma discussão que aproxima a teoria às ações correntes e à prática e são destacados pontos comuns e relevantes para o escopo deste trabalho. Espera-se que este trabalho contribua com a elaboração de uma política linguística institucional para a UFRGS. Conclui-se que o processo de internacionalização dessa instituição organiza-se de forma orgânica e espontânea. Como fruto de debates recentes, práticas e iniciativas de diferentes agentes da comunidade acadêmica, procura atender demandas internacionais e investir em ações locais.pt_BR
dc.description.abstractIn the growing context of globalization and the consequent internationalization of higher education (KNIGHT, 2008), Brazilian universities are increasingly striving to meet the multilingual demands of the 21st century. Among the various actions that are promoted or received by these institutions, those involving additional languages are highlighted in this paper. Based on the concepts of Globalization, Internationalization and Internationalization at Home (KNIGHT, 2008, TEEKENS, 2013), Language Policies (SPOLSKY, 2004, GARCEZ, SCHULZ, 2016, DAFOUZ, SMIT, 2014), and Language Ecology (HAUGEN, 1972; GARNER, 2005; CHEN, 2016), the objective of this work is to describe actions that involve additional languages that aim at, or culminate in, the internationalization of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) is presented. At the end, a discussion that brings theory closer to current actions and practice is proposed, and common and relevant points within the scope of this work are highlighted. It is hoped that this work contributes with the elaboration of an Institutional Language Policy for UFRGS. It is concluded that the process of internationalization at UFRGS is organized in an organic and spontaneous way. As a result of recent debates, practices and initiatives of different agents of the academic community, it seeks to meet international demands and invest in local actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAdditional Languagesen
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLanguage Policiesen
dc.titlePolíticas linguísticas voltadas para a internacionalização do ensino superior : uma descrição do cenário atual da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077391pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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