gênero, sexualidade e identidade na escola e na aula de língua portuguesa : construção e análise de um material didático
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2018Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese
As temáticas de gênero, sexualidade e identidades sociais podem ser consideradas assuntos extremamente delicados para o trabalho na escola. No entanto, por isso, elas são cruciais e justamente compromisso de educadores que percebem o ambiente escolar como importante espaço de socialização e de crescimento e, dessa forma, entendem que as práticas pedagógicas têm influência direta na construção de identidades de gênero e sexualidade. Além disso, tais temas têm múltiplas maneiras de serem debatido ...
As temáticas de gênero, sexualidade e identidades sociais podem ser consideradas assuntos extremamente delicados para o trabalho na escola. No entanto, por isso, elas são cruciais e justamente compromisso de educadores que percebem o ambiente escolar como importante espaço de socialização e de crescimento e, dessa forma, entendem que as práticas pedagógicas têm influência direta na construção de identidades de gênero e sexualidade. Além disso, tais temas têm múltiplas maneiras de serem debatidos na aula de Língua Portuguesa e Literatura (LPL), visto que o objeto de estudo, língua e linguagem, é bastante amplo. O objetivo deste trabalho é discutir as temáticas de gênero, sexualidade e identidades a partir da construção e da análise de uma unidade didática criada para este fim. Metodologicamente, o trabalho parte de um relato de prática de estágio docência de Língua Portuguesa em um sexto ano do Ensino Fundamental, em que se construiu uma unidade didática situada e específica para tratar destes temas naquele cenário. Os critérios de análise partem do entendimento de que a aula de LPL pode ser centrada no trabalho com textos e gêneros discursivos, organizados em torno de uma temática e desdobrados em um conjunto de tarefas que abordam leitura, produção de textos e análise linguística. A análise do material mostrou que é possível trabalhar uma unidade didática sobre gênero, sexualidade e identidade com crianças e que alguns pontos precisam ser aperfeiçoados como é o caso das atividades de reflexão linguística. Como conclusão, o trabalho mostra que não apenas é possível trabalhar essas temáticas na escola e na aula de língua portuguesa, mas também que também é possível criar projetos e materiais didáticos com tais temáticas. ...
Abstract
The matters of gender, sexuality and social identities can be considered extremely delicate issues to work with in school. However, they are crucial and a commitment of educators that perceive school environment as an important space of growth and socialization and therefore understand that teaching practices have a direct impact in the construction of gender identity and sexuality. In addition, such matters have several ways of being discussed in Portuguese Language and Literature class (PLL), ...
The matters of gender, sexuality and social identities can be considered extremely delicate issues to work with in school. However, they are crucial and a commitment of educators that perceive school environment as an important space of growth and socialization and therefore understand that teaching practices have a direct impact in the construction of gender identity and sexuality. In addition, such matters have several ways of being discussed in Portuguese Language and Literature class (PLL), due to object of study’s breadth - language and sexuality. The aim of this study is to discuss the matters of gender, sexuality and identities from the development and analysis of a thematic unit created to this purpose. Methodologically, this work is a consequence of a report of teaching practice training of Portuguese Language in a sixth grade class of elementary school, in which a teaching unity was developed to approach these matters specifically in that scenario. It was used to analyze the teaching material from analytical criteria based on the understanding that PLL class can focus in working with texts and discursive genres, organized around a matter and unraveled in a set of tasks that address reading, text production and linguistic analysis. Material analysis showed that is possible to work a thematic unit about gender, sexuality and identity with children and that some points must be improved, for example, the activities of linguistic thought. For conclusion, this work shows that is not only possible to work this matters in school and Portuguese language class, but is also possible to develop projects and teaching materials with such matters. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
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