Avaliação de parâmetros neuroquímicos e comportamentais em ambos os sexos de ratos pré-púberes de um modelo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiá-tricos mais comuns do desenvolvimento, afetando cerca de 3,4% das crianças e adolescentes e 2,8% dos adultos no mundo. A tríade sintomática do TDAH é caracterizada pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo que nos meninos com o transtorno prevalece o subtipo impulsivo e hiperativo, enquanto que nas meninas a desatenção é o sintoma mais evidente. Os meninos são mais diagnosticados com TDAH do que ...
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiá-tricos mais comuns do desenvolvimento, afetando cerca de 3,4% das crianças e adolescentes e 2,8% dos adultos no mundo. A tríade sintomática do TDAH é caracterizada pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo que nos meninos com o transtorno prevalece o subtipo impulsivo e hiperativo, enquanto que nas meninas a desatenção é o sintoma mais evidente. Os meninos são mais diagnosticados com TDAH do que a meninas em uma proporção de 2,28:1, sendo que uma possível explicação para esse diagnóstico diferencial está na dificuldade de identificação da desatenção das meninas com o transtorno. Além disso, estudos de neuroima-gem já revelaram que os pacientes com TDAH apresentam um processo de maturação do sis-tema nervoso central (SNC) mais lento do que pessoas sem o transtorno. Duas proteínas im-portantes no desenvolvimento e funcionamento do SNC são a SHH (do inglês Sonic He-dhehog) e Proteína Associada ao Crescimento 43 (GAP-43, do inglês Growth Associated Pro-tein 43), sendo que alterações nas suas expressões já foram identificadas em desordens neuro-lógicas, como, autismo e esquizofrenia. A linhagem dos ratos espontaneamente hipertensos (SHR, do inglês spontaneoulsy hypertensive rats) é um dos modelos animais mais validados para os estudos sobre o TDAH. Embora na vida adulta os animais SHR manifestem hiperten-são, durante a infância e adolescência eles apresentam as principais características do trans-torno, tais como, desatenção, impulsividade e hiperatividade. Com base nas diferenças de gênero e nas alterações no desenvolvimento do SNC nesse transtorno, torna-se importante analisar parâmetros comportamentais e neuroquímicos durante infância de animais modelo do TDAH. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o padrão de imunoexpressão das proteínas SHH e GAP-43 e investigar aspectos comportamentais durante a infância em ambos os sexos dos animais SHR comparados com os animais controles Wistar Kyoto (WKY). Quanto aos testes comportamentais, realizou-se o teste de preferência pelo odor materno no 8º dia pós-natal (DPN) dos animais e o teste de preferência pelo objeto novo no 22° DPN em ambos os sexos e linhagens. Nos mesmos dias pós-natais, o imunoconteúdo das proteínas SHH e GAP-43 foram analisados pela técnica de Western blot no hipocampo, no córtex pré-frontal e no bulbo olfatório de ambos os sexos e linhagens. No modelo animal do TDAH, somente as fê-meas apresentaram um prejuízo cognitivo em ambos os testes comportamentais durante a in-fância. Observou-se um aumento no imunoconteúdo da SHH no 22° DPN em comparação com o 8° DPN no hipocampo de ambas as linhagens e sexos, enquanto que a GAP-43 aumen-tou no bulbo olfatório e no córtex pré-frontal em ambos os sexos e linhagens. Contudo, os níveis da GAP-43 nessas duas regiões, não aumentaram nos SHR tanto quanto nos WKY. Portanto, foi possível identificar prejuízos cognitivos e diferenças entre os sexos em idades precoces nos animais modelo do TDAH. Enquanto as alterações observadas no imunoconteú-do das proteínas SHH e GAP-43 também podem estar envolvidas no desenvolvimento do transtorno e contribuem para um melhor entendimento das bases neurobiológicas do TDAH. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Biomedicina.
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TCC Biomedicina (278)
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