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dc.contributor.authorPereira, Clarissa dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPisacco, Nelba Maria Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-0216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182534pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas públicas (189 sem e 55 com transtorno), de ambos os sexos, avaliados por meio de um ditado de palavras por meio da classificação em tipos de erros ortográficos. O desempenho médio foi comparado por ano escolar, condição (com ou sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e interação entre ano e condição. As médias também foram comparadas com resultados de pesquisa de Moojen (2011), um estudo sobre desempenho ortográfico no Ensino Fundamental. Resultados: os estudantes com o transtorno evidenciaram maior média no total de erros e nas tipologias Conversor Fonema/Grafema, Regras Contextuais Simples e Irregularidades da Língua. No grupo sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade houve uma maior redução de erros entre os anos escolares (3°, 4° e 5° ano). Em relação ao estudo de Moojen (2011), os alunos com o transtorno apresentaram média inferior. Conclusão: as evidências mostraram que a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade influenciou o desempenho ortográfico dos estudantes avaliados.pt
dc.description.abstractPurpose: to characterize and compare the spelling performance of students with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methods: sample including 244 Brazilian students from the 3rd to the 5th year, from three public schools (189 without and 55 with the disorder). Students were assessed and classified according to the spelling errors in a word dictation. The average performance was compared per school year, condition (having Attention Deficit Hyperactivity Disorder or not) and interaction between year and condition. The performance was also compared to the results of the study by Moojen (2011), on orthographic performance in Elementary School. Results: students with Attention Deficit Hyperactivity Disordershowed a higher average in the total number of errors, in the Phoneme/Grapheme Conversion, Simple Contextual Rules and Language Irregularities categories. In the group without Attention Deficit Hyperactivity Disorder, there was a greater reduction of errors among the school grades (3rd, 4th, 5th). In relation to the study by Moojen (2011), students with the disorder had a lower average. Conclusion: evidence showed that the presence ofAttention Deficit Hyperactivity Disorderinfluenced the spelling performance of the students evaluated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC. Campinas: Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, 2018. Vol. 20, n. 4 (jul./ago. 2018), p. 409-421pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Disorder with Hyperactivityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTranstorno de déficit de atençãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleDesempenho ortográfico de estudantes com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.title.alternativeSpelling performance of students with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075741pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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