Desenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartaruga
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Data
2018Tipo
Outro título
Development of Spatial Thinking with Turtle Geometry
Assunto
Resumo
Neste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram analisados programas que contemplam o uso de comandos que acionam uma terceira dimensão e possibilitam representações de resoluções gráficas de três dimensões na representação bidimensional da tela do computador. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo aponta ...
Neste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram analisados programas que contemplam o uso de comandos que acionam uma terceira dimensão e possibilitam representações de resoluções gráficas de três dimensões na representação bidimensional da tela do computador. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de programação em Logo mobilizaram estratégias envolvendo abstrações reflexionantes e pseudoempíricas, as quais ampliam as possibilidades de raciocínio espacial. ...
Abstract
This paper discusses the development of spatial thinking of mathematics students in the process of designing programs in the Logo environment based on the space epistemology of Jean Piaget. In the study we analyzed programs that contemplate the use of commands that activate a third dimension and enable representations of three dimensional graphic resolutions in the two dimensional representation of the computer screen. With an exploratory qualitative character, the results of the study indicate ...
This paper discusses the development of spatial thinking of mathematics students in the process of designing programs in the Logo environment based on the space epistemology of Jean Piaget. In the study we analyzed programs that contemplate the use of commands that activate a third dimension and enable representations of three dimensional graphic resolutions in the two dimensional representation of the computer screen. With an exploratory qualitative character, the results of the study indicate that the programming activity in Logo mobilized strategies involving reflective and pseudoempirical abstractions, which extend the possibilities of spatial reasoning. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.
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