Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182531pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram analisados programas que contemplam o uso de comandos que acionam uma terceira dimensão e possibilitam representações de resoluções gráficas de três dimensões na representação bidimensional da tela do computador. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de programação em Logo mobilizaram estratégias envolvendo abstrações reflexionantes e pseudoempíricas, as quais ampliam as possibilidades de raciocínio espacial.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the development of spatial thinking of mathematics students in the process of designing programs in the Logo environment based on the space epistemology of Jean Piaget. In the study we analyzed programs that contemplate the use of commands that activate a third dimension and enable representations of three dimensional graphic resolutions in the two dimensional representation of the computer screen. With an exploratory qualitative character, the results of the study indicate that the programming activity in Logo mobilized strategies involving reflective and pseudoempirical abstractions, which extend the possibilities of spatial reasoning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage Logoen
dc.subjectLinguagem logopt_BR
dc.subjectSpatial thinkingen
dc.subjectEpistemologia : Ensino : Ciencia : Didaticapt_BR
dc.subjectSpatial representationen
dc.subjectConceito matemáticopt_BR
dc.subjectSpace epistemologyen
dc.titleDesenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartarugapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of Spatial Thinking with Turtle Geometry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076314pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples