Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Data-driven journalism as professional innovation and its challenges for education
Assunto
Resumo
O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a ...
O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos. ...
Abstract
Data-Driven Journalism is understood by the authors as an innovative professional practice, because its reporting processes depend on public databases, it demands a high degree of digital literacy of journalists, and it changes functions and production routines in the newsrooms. The paper also departs from the premise that education is one of the loci of reproduction of professional values and beliefs, as well as of diffusion of new practices. Academic and non-academic Data-Driven Journalism te ...
Data-Driven Journalism is understood by the authors as an innovative professional practice, because its reporting processes depend on public databases, it demands a high degree of digital literacy of journalists, and it changes functions and production routines in the newsrooms. The paper also departs from the premise that education is one of the loci of reproduction of professional values and beliefs, as well as of diffusion of new practices. Academic and non-academic Data-Driven Journalism teaching experiences are presented as examples of dissemination of those kinds of innovative practices among students and professionals. Finally, broad points about challenges and opportunities for the teaching of Data-Driven Journalism are abstracted from the discussed experiences. ...
Contido em
Contemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 609-629
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License