Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em e ...
Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License