Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
dc.contributor.advisor | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Vigliecca, Hector Pedro Travi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-20T02:29:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182364 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076425 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (748)