Costa Gavras : a história na telona : análise historiográfica e narrativa dos filmes Estado de sítio e Desaparecido - um grande mistério

View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho visa abordar a relação Cinema-História e os debates historiográficos sobre o tema a fim de argumentar em prol do uso do filme como fonte histórica e da premissa de que o cineasta pode ser um historiador, através da análise e interpretação dos enredos de Estado de Sítio (1971) e Desaparecido – Um Grande Mistério (1982), dirigidos por Konstantin Costa Gavras. Para solidificar o estudo, serão contextualizados, conforme construção narrativa baseada nas fontes, a repressão no Pachecato ...
Este trabalho visa abordar a relação Cinema-História e os debates historiográficos sobre o tema a fim de argumentar em prol do uso do filme como fonte histórica e da premissa de que o cineasta pode ser um historiador, através da análise e interpretação dos enredos de Estado de Sítio (1971) e Desaparecido – Um Grande Mistério (1982), dirigidos por Konstantin Costa Gavras. Para solidificar o estudo, serão contextualizados, conforme construção narrativa baseada nas fontes, a repressão no Pachecato uruguaio e na ditadura militar no Chile, temas dos enredos das películas. Ademais, este escrito tem como outros objetivos discutir o conceito de “cinema histórico” como categoria cinematográfica e traçar paralelos entre o texto histórico e a narrativa fílmica. ...
Abstract
This work aims to approach the Cinema-History relation and the historiographic debates on the theme in order to argue for the use of the film as a historical source and the premise that the filmmaker can be a historian through the analysis and interpretation of the plots of Missing (1971) and State of Siege (1982), directed by Konstantin Costa Gavras. In order to solidify the study, it will be contextualized, according to narrative construction based on the sources, repression in the uruguayan ...
This work aims to approach the Cinema-History relation and the historiographic debates on the theme in order to argue for the use of the film as a historical source and the premise that the filmmaker can be a historian through the analysis and interpretation of the plots of Missing (1971) and State of Siege (1982), directed by Konstantin Costa Gavras. In order to solidify the study, it will be contextualized, according to narrative construction based on the sources, repression in the uruguayan Pachecato and in the military dictatorship in Chile, subjects of the films plots. In addition, this paper has as other objectives to discuss the concept of "historical cinema" as a cinematographic category and draw parallels between the historical text and the film narrative. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
