Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio

Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas á ...
Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (601)
Este item está licenciado na Creative Commons License
