Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
dc.contributor.advisor | Silva, Rosimeri Aquino da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Carina Kunze | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-20T02:29:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182288 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076308 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
