Mobilização de redes e da tradição local para a inovação : estudo de caso da empresa Chimafácil
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2018Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo coloca-se no debate a respeito da inovação tecnológica a partir da nova sociologia econômica (NSE). O objeto de estudo é a empresa ChimaFácil, empreendimento que atua no segmento do mercado tradicionalista através da criação de um cevador de erva-mate. O objetivo central é investigar as redes estabelecidas por esses agentes e as suas estratégias de ação para consolidarem seu mercado. Este estudo valerá deste caso para explorar a tradição cultural funcionando como subsídio para novas pr ...
O estudo coloca-se no debate a respeito da inovação tecnológica a partir da nova sociologia econômica (NSE). O objeto de estudo é a empresa ChimaFácil, empreendimento que atua no segmento do mercado tradicionalista através da criação de um cevador de erva-mate. O objetivo central é investigar as redes estabelecidas por esses agentes e as suas estratégias de ação para consolidarem seu mercado. Este estudo valerá deste caso para explorar a tradição cultural funcionando como subsídio para novas práticas e produtos orientados a adaptá-los às condições. Buscará identificar os laços que estão atrelados ao empreendedor e compreender em que medidas estes laços são mobilizados e alocados. Como hipótese deste trabalho, considera-se que empreendimentos intensivos em conhecimento estão fortemente apoiados em redes de colaboração, que propiciam fluxos de informações e relações de confiança entre diferentes agentes econômicos. ...
Abstract
The study focuses on the debate on technological innovation from the new economic sociology (NSE). The object of study is the institutional arrangements in which the innovative initiatives are inserted, and the ties that involve the entrepreneurial agent. The main objective of this study is to investigate the extent to which these arrangements contribute to the formation of links between economic actors. As unit of analysis is the initiative Chima Fácil, company whose product changes cultural p ...
The study focuses on the debate on technological innovation from the new economic sociology (NSE). The object of study is the institutional arrangements in which the innovative initiatives are inserted, and the ties that involve the entrepreneurial agent. The main objective of this study is to investigate the extent to which these arrangements contribute to the formation of links between economic actors. As unit of analysis is the initiative Chima Fácil, company whose product changes cultural paradigms related to the gaucho tradition. This study intends to investigate the socioeconomic phenomena of technologically based companies, to identify the ties that are linked to the entrepreneur and to understand in what measures these ties are mobilized from the institutional arrangements in which they are allocated. As a hypothesis of this work, it is considered that knowledge-intensive enterprises are strongly supported in collaborative networks, which provide information flows and trust relations between different economic agents, stimulated by institutional arrangements appropriate to such interactions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
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