A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS

View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho trata sobre da influência do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia. Tem como objetivo principal analisar a influência do eurocentrismo no currículo em execução no primeiro semestre do ano de 2018 do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do exame das bibliografias básicas essenciais dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias. Seus objetivos específicos são id entificar a nacionalidade dos autores dos materiais, analisar os cont ...
Este trabalho trata sobre da influência do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia. Tem como objetivo principal analisar a influência do eurocentrismo no currículo em execução no primeiro semestre do ano de 2018 do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do exame das bibliografias básicas essenciais dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias. Seus objetivos específicos são id entificar a nacionalidade dos autores dos materiais, analisar os conteúdos das bibliografias básicas essenciais e categorizá-las entre “hegemônicos” e “não hegemônicos” e verificar se os documentos de natureza “não hegemônica” apresentam conceitos originais e/ou introduzem novas discussões e categorizá-los entre “dependentes” e “independentes”. Contextualiza o ensino de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discute os conceitos de eurocentrismo, colonialidade e dependência acadêmica. Aborda o currículo como causa e consequência das relações de poder. Trata do histórico de ensino de Biblioteconomia no Brasil. A pesquisa é básica, exploratória, documental e de abordagem mista. Seu corpus é formado por 71 documentos. Utiliza a leitura documentária e um formulário como formas de coletar os dados. Seu resultado final é que 52,1% dos documentos analisados são hegemônicos, 26,8% são não hegemônicos independentes e 21,1% são não hegemônicos dependentes. Conclui que a potencialidade do bibliotecário como agente de desmantelamento da colonialidade de poder e saber está comprometida, já que sua formação é largamente influenciada pelo eurocentrismo. ...
Abstract
This research is about the influence of eurocentrism on the Library Science curriculum. Its main objective is to analyze the influence of eurocentrism on the curriculum in execution on the first semester of 2018 of the Library Science course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul by examining the essential basic bibliographies of the educational plans of the compulsory subjects. Its specific objectives are to identify the nationality of the documents’ authors, to analyze the essential ...
This research is about the influence of eurocentrism on the Library Science curriculum. Its main objective is to analyze the influence of eurocentrism on the curriculum in execution on the first semester of 2018 of the Library Science course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul by examining the essential basic bibliographies of the educational plans of the compulsory subjects. Its specific objectives are to identify the nationality of the documents’ authors, to analyze the essential basic bibliographies’ contents and to categorize them as "hegemonic" or "non-hegemonic", and to verify if “non-hegemonic” documentls present original concepts and/or introduce new discussions and categorize them as "dependent" or "independent". Contextualizes the Library Science teaching at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discusses the concepts of eurocentrism, coloniality and academic dependence. Addresses the curriculum as the cause and consequence of power relations. Covers the history of Library Science teaching in Brazil. The research is basic, exploratory, documentary and has mixed approach. Its corpus consists of 71 documents. Uses documentary reading and a form as ways of collecting the data. Its final result is that 52.1% of the documents analyzed are hegemonic, 26.8% are independent non-hegemonic and 21.1% are dependent non-hegemonic. It concludes that the librarian’s potentiality as an agent of dismantling the coloniality of power and knowledge is undermined, since his formation is largely influenced by eurocentrism. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
