Show simple item record

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fernanda dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182002pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo.pt
dc.description.abstractThis final paper presents a qualitative research using a case study and aims to answer how the parents and teachers’ influence over the private teaching institutions can cause censorship in the process of reading mediation and collection development in school libraries in the city of Porto Alegre. The qualitative research methodology has an exploratory nature attending to the case study modality also applies a semi-structured interview as a database collecting tool having as participating subjects four librarians who act in private school libraries in Porto Alegre. Analyzes the collected data with the subjects and through the theoretical reference, comes to the conclusion that censorship situations still occur in the school library context coming from parents and teachers. The obtained results allow the achievement of the general and specific objectives proposed by the investigation, and answer to the research question presented in this paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectCollections developmenten
dc.subjectDesenvolvimento de coleçõespt_BR
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectCensorshipen
dc.titleCensura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record