Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
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2018Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrum ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo. ...
Abstract
This final paper presents a qualitative research using a case study and aims to answer how the parents and teachers’ influence over the private teaching institutions can cause censorship in the process of reading mediation and collection development in school libraries in the city of Porto Alegre. The qualitative research methodology has an exploratory nature attending to the case study modality also applies a semi-structured interview as a database collecting tool having as participating subje ...
This final paper presents a qualitative research using a case study and aims to answer how the parents and teachers’ influence over the private teaching institutions can cause censorship in the process of reading mediation and collection development in school libraries in the city of Porto Alegre. The qualitative research methodology has an exploratory nature attending to the case study modality also applies a semi-structured interview as a database collecting tool having as participating subjects four librarians who act in private school libraries in Porto Alegre. Analyzes the collected data with the subjects and through the theoretical reference, comes to the conclusion that censorship situations still occur in the school library context coming from parents and teachers. The obtained results allow the achievement of the general and specific objectives proposed by the investigation, and answer to the research question presented in this paper. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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