Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRios, Diogo Francopt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-13T02:31:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181918pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo sintetiza as reflexões produzidas na primeira etapa de análise de cadernos escolares como fonte de pesquisa para a história da educação matemática, apresentando aproximações teóricas feitas pelos autores sobre a utilização de fontes dessa natureza. Tal etapa foi cumprida como antecedente à análise da matemática presente em um conjunto de cadernos do estágio realizado por uma normalista em uma turma de 1º ano primário de uma escola gaúcha, no ano de 1967. Trata-se de um acervo pessoal constituído por cinco cadernos, que correspondem à totalidade dos registros da normalista relativos às atividades durante aquele estágio, etapa obrigatória de sua formação na escola normal. O texto não apresenta, propriamente, uma discussão sobre a matemática presente nesses cadernos, mas convida o leitor a um debate acerca de aspectos técnicos da materialidade desse objeto escolar, bem como sobre as potencialidades e limites desse tipo de fonte para a produção de explicações de cunho histórico a respeito de práticas de matemática ocorridas no interior das instituições formadoras de normalistas no país.pt
dc.description.abstractThis article synthesizes the reflections produced in the first stage of analysis of schoolbooks as a research source for the history of mathematics education, presenting theoretical approximations made by the authors about the use of this kind of source. This stage was fulfilled as an antecedent to the analysis of the mathematics present in a set of notebooks of the period of school-based teaching practice – “estágio”- realized by a trainee teacher in a student classroom of the first year of a primary school of Rio Grande do Sul/Brasil in 1967. It is a personal collection constituted by five notebooks, which correspond to the totality of the trainee teacher records related to the activities developed during her practice, an obligatory stage of her formation in the teacher’s college. The text does not present a discussion about the mathematics present in these notebooks, but invites the reader to a debate about technical aspects of the materiality of this school object, as well as the potentialities and limits of this type of source for the production of historical explanations regarding the practices of mathematics occurring within the teacher training institutions in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Vol. 3, n. 1 (2017), p. 56-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectSchool notebooksen
dc.subjectTeacher’s collegeen
dc.subjectSchool-based teaching practiceen
dc.subjectRio Grande do Sulen
dc.titleCadernos de Beatriz : discussões teóricas para uma aproximação com a matemática nos registros de estágio da normalista gaúcha (1967)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074376pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples