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dc.contributor.authorSouza, Donaldo Bello dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2018-09-13T02:31:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181882pt_BR
dc.description.abstractEm que pesem as múltiplas definições sobre o que é um Estado da Arte, é possível considerá-lo como um estudo de caráter bibliográfico, voltado para uma espécie de avaliação quantitativa e qualitativa sobre o conhecimento produzido em certo campo do conhecimento científico e acadêmico. Assim, o presente artigo visa à elaboração de um estudo do gênero sobre Educação Comparada Brasil– Espanha, cobrindo o período 1990–2014. Em termos metodológicos, examina as referências selecionadas a partir de cinco unidades de análise de comparações, a saber, entre: Políticas de Educação, Modos de Aprender, Tempos, Currículos e entre Organizações Educativas. Postula que os estudos enfocados exemplificam a multiplicidade de temáticas e enfoques teóricos e metodológicos que marcam o campo da Educação Comparada, não havendo consensos em relação aos movimentos de aproximação ou distanciamento entre as realidades e questões educacionais tomadas por alvo de estudo.pt_BR
dc.description.abstractDespite the numerous definitions of what State of the Art is, it is possible to understand it as a bibliographical study geared to inventorying quanti and qualitatively the knowledge produced in a certain area of scientific and academic knowledge. Therefore, this work aims to develop a study on that area, focusing literature related to Comparative Education Brazil-Spain published between 1990 and 2014. The research studies the literature found according to the following five groups of comparison: Education Policies, Learning Methods, Eras, Curricula and Education Institutes. This study postulates that the literature illustrates the variety of subjects and theoretical and methodological approaches that mark the field of Comparative Education, also revealing the consensuses and disagreements related to movements that bring the realities of Education in these countries together, or push them apart.en
dc.description.abstractA pesar de las múltiples definiciones sobre lo que es un Estado del Arte, es posible entenderlo como un estudio de carácter bibliográfico, orientado a una especie de inventario cuantitativo y cualitativo sobre el saber producido en cierto campo del conocimiento científico y académico. Así, el presente artículo busca elaborar un trabajo de ese tipo, con enfoque en los estudios relacionados a la Educación Comparada Brasil-España, publicados entre 1990 y 2014. Metodológicamente, los examina a partir de cinco unidades de comparaciones, esto es, entre: Políticas de Educación, Modos de Aprender, Tiempos, Currículos y entre Organizaciones Educativas. Postula que estos estudios ejemplifican la multiplicidad de temáticas y enfoques teóricos y metodológicos que marcan el campo de la Educación Comparada, y exponen, aún, consensos y disensos relacionados a los movimientos de aproximación o alejamiento entre las realidades educacionales de ambos países.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 26, n. 100 (jul./set. 2018), p. 723-758pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação comparadapt_BR
dc.subjectComparative educationen
dc.subjectState of the arten
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectComparativemethodsen
dc.subjectEspanhapt_BR
dc.subjectBrazil-Spainen
dc.subjectEducación comparadaes
dc.subjectEstado del artees
dc.subjectMetódos comparativoses
dc.subjectBrasil-Españaes
dc.titleEducação comparada Brasil–Espanha : estado da arte 1990–2014pt_BR
dc.title.alternativeComparative education Brazil–Spain : atate of the art 1990–2014en
dc.title.alternativeEducación comparada Brasil–España : estado del arte 1990–2014es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074432pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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