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dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorFochesatto, Camila Felinpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:32:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181829pt_BR
dc.description.abstractOs objetivos desse estudo foram verificar as associações entre atividade física (AF) organizada fora da escola, aptidão cardiorrespiratória (APCR) e qualidade do sono com os indicadores de saúde mental em crianças e verificar se a AF organizada fora da escola ou a APCR eram moderadores da relação entre a qualidade do sono com os indicadores de saúde mental. É um estudo de corte transversal, desenvolvido em 232 crianças (118 meninos e 114 meninas) de uma escola de ensino fundamental da rede estadual da cidade de Porto Alegre - RS, selecionada por conveniência. A saúde mental foi avaliada através do Strengths and Difficulties Questionnaire, respondido pelos pais. A AF organizada fora da escola e qualidade do sono também foram reportados pelos pais, através de perguntas de uma anamnese. A APCR foi avaliada através do teste de corrida e caminhada de 6 minutos. Como covariáveis, o nível socioeconômico (NSE) foi verificado através de uma adaptação do questionário da ABEP, além do sexo e idade (indicados pelos pais). Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva, regressão linear generalizada, correlação e análises de moderação. Os resultados indicaram que, nos meninos, a AF organizada fora da escola apresentou associação com o total de dificuldades (β= 2,691; p= 0,03) e sintomas emocionais (β= 1,528; p< 0,001). A APCR relacionou-se com o total de dificuldades (β= -0,013; p< 0,001), hiperatividade/déficit de atenção (β= -0,006; p< 0,001) e problemas de relacionamento com colegas (β= -0,002; p< 0,001). Nas meninas, houveram associações entre o NSE com o total de dificuldades (β= 2,783; p= 0,03) e hiperatividade/déficit de atenção (β= 1,245; p= 0,01), além da idade com os problemas de conduta (β= -0,136; p< 0,001). A qualidade do sono apresentou associação com total de dificuldades (r= -0,45; p< 0,001), sintomas emocionais (r= - 0,31; p= 0,001), problemas de conduta (r= -0,29; p= 0,001), hiperatividade/déficit de atenção (r= -0,43; p< 0,001), e os problemas de relacionamento com colegas (r= - 0,25; p< 0,001), nos meninos. Já nas meninas a qualidade do sono associou-se com o total de dificuldades (r= -0,27; p< 0,001), sintomas emocionais (r= -0,18; p= 0,05), e problemas de conduta (r= -0,25; p= 0,01). A AF organizada fora da escola e APCR não foram moderadoras da relação entre a qualidade do sono e os indicadores de saúde mental. Diante das associações, conclui-se que crianças que mantém hábitos saudáveis como dormir bem, praticar AF organizada fora da escola e ter bons níveis de APCR, apresentam melhores níveis de saúde mental.pt_BR
dc.description.abstractThe aims of the present study were to verify the associations between organized physical activity (PA) outside school, cardiorespiratory fitness (CRF) and sleep quality as indicators of mental health in children, and to verify if organized PA outside school or CRF were moderators of the relationship between sleep quality with mental health indicators. It is a cross-sectional study, developed with 232 children (118 boys and 114 girls) of a public from Porto Alegre - RS, selected by convenience. Mental health was assessed through the Strengths and Difficulties questionnaire, answered by the parents. Also, the parents, through an anamnesis, reported organized PA and sleep quality. CRF was evaluated through the running and walking test of 6 minutes. As covariates, socioeconomic status was obtained by an adaptation of the ABEP questionnaire, in addition to gender and age. To data analysis were used descriptive statistics, generalized linear regression, correlation and moderation analyzes. The results indicated that, in boys, organized PA outside school showed association with total difficulties (β= 2.691; p= 0.03) and emotional symptoms (β= 1.528; p< 0.001). CRF was related with total difficulties (β= -0.013; p<0.001), hyperactivity/attention deficit (β= -0.006; p<0.001) and relationship problems with colleagues (β= -0.002; p< 0.001). In girls, there was an association between socioeconomic status with total difficulties ((β= 2.783; p= 0.03) and hyperactivity/attention deficit (β= 1.245; p= 0.01), besides age with conduct problems (β= -0.136; p<0.001). Sleep quality was associated with total difficulty (r= -0.45; p<0.001), emotional symptoms (r= -0.31; p=0.001), behavioral problems (r= -0.29; p=0.001), hyperactivity/attention deficit (r= - 0.43; p<0.001) and relationship problems with colleagues (r= -0.25; p<0.001), in boy. Already in girls, sleep quality was associated with total difficulties (r= -0.27; p<0.001), emotional symptoms (r= -0.18; p= 0.05) and behavioral problems (r= -0.25; p=0.01). Organized PA outside school and CRF were not moderators of the relationship between sleep quality and mental health indicators. Considering the associations, it is concluded that children who maintain healthy habits, such as sleeping well, practicing organized PA outside of school and having good levels of CRF, present better levels of mental health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectSleep qualityen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCardiorespiratory fitnessen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectSonopt_BR
dc.titleAssociação da atividade física organizada, aptidão cardiorrespiratória e qualidade do sono com indicadores de saúde mental de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchuch, Felipe Barretopt_BR
dc.identifier.nrb001076037pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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