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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorWerlang, Alessandra Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181783pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho investigamos os agenciamentos produzidos pela rede social Instagram, tendo como objeto de pesquisa a censura do aplicativo sobre as imagens publicadas pelos usuários com a #freethenipple. O estudo da estrutura das redes sociais foi necessário para compreender como, e se, os movimentos estético-políticos online como “Free the Nipple” contribuem para explicitar possíveis tensões semióticas na codificação dos corpos. O número alto de postagens associadas a essa hashtag aconteceu após o lançamento o filme “Free the Nipple” de Lina Esco, que foi censurado na internet por expor mulheres seminuas. Começamos nos aprofundando na estrutura das redes sociais, observando seu terreno como ambiente de controle modular a partir das concepções de Deleuze (1992) e Parisier (2012). Depois desenvolvemos uma metodologia experimental para observar as ações do Instagram sobre as imagens publicadas. Por fim, nos apropriamos das teorias queer e feministas, com abordagens a partir de Preciado, Butler, Scott entre outros autores, para aprofundar nossa análise sobre o corpo como terreno de disputas de significados e entender como estes são afetados e afetam outras estruturas como a internet. Em um terreno tão mutável como a internet, a metodologia da Teoria Fundamentada foi utilizada para guiar todo o trabalho. A utilização dessa metodologia nos deu liberdade para incorporação da netnografia e da pesquisa experimental. Este trabalho serve como aporte para pensar as redes sociais online como ambientes modulares e suas estruturas como codificadoras de corpos.pt
dc.description.abstractIn this work we intend to investigate the assemblages produced by the social network Instagram, having as research object the censorship of the Instagram on the images published by the users with the #freethenipple. The study of the structure of social networks was necessary to understand how, and if, the aesthetic-political movements online like "Free the Nipple" contribute to explain possible semiotic tensions in the codification of the bodies. The high number of posts associated with this hashtag came after the release of Lina Esco's "Free the Nipple" movie, which was censored on the internet for exposing women half-naked. We begin by deepening the structure of social networks, observing its terrain as a modular control environment from the conceptions of Deleuze (1992) and Parisier (2012). Then we developed an experimental methodology to observe the actions of the Instagram on the published images. Finally, we appropriate queer and feminist theories to deepen our analysis of the body as a ground for meaning disputes and to understand how they are affected and affect other structures such as the internet. In a field as changeable as the Internet, the Grounded Theory methodology was used to guide all work. The use of this methodology gave us freedom to incorporate netnography and experimental research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectOnline social networksen
dc.subjectFree the Nippleen
dc.titlePráticas cibernéticas de recodificação do sexo: experimento e análise a partir da hashtag “Free the Nipple” no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coArruda, Mario Alberto Pires dept_BR
dc.identifier.nrb001074418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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