“Bem pra lá do fim do mundo”: a música sertaneja na televisão brasileira de 1969 a 2017
dc.contributor.advisor | Strelow, Aline do Amaral Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Aires, Isadora Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T02:28:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181777 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a analisar os espaços direcionados à música sertaneja na televisão brasileira, com foco nos programas da TV Globo, no decorrer de sua história. Foram observadas as mudanças e permanências no conteúdo e nas temáticas veiculadas, além da verificação dos elementos que fundamentam as diferentes concepções entre a música caipira e a sertaneja. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011). O corpus é constituído por 51 programas veiculados entre os anos de 1969 e 2017, disponíveis no portal Memória Globo. Depois da análise quantitativa, um novo recorte foi feito e nove programas foram submetidos à análise qualitativa, tendo como eixos as temáticas História do sertanejo e Trajetória dos artistas. Percebeu-se que a música sertaneja passou a ter mais espaço na televisão brasileira a partir dos anos 1990, conquistando e ampliando o lugar até então destinado à música caipira. Além disso, praticamente toda a programação atrelada à temática sertaneja retratou a ligação dos artistas com a vida e os costumes rurais. | pt |
dc.description.abstract | The present work has the purpose to analyze the spaces reserved to sertanejo music in brazilian TV, with the focus in the programs of TV Globo, in the course of its history. From this programming, the changes and permanences in the content and in the themes was observed, beyond of the verification of the elements that support the different conceptions between caipira music and sertanejo music. The methodology used was Laurence Bardin’s Content Analysis (2011). The corpus is constituted by 51 programs broadcasted between the years of 1969 and 2017, available on the portal Memória Globo. After the quantitative analysis, a new cut was made and 9 programs were submitted to the qualitative analysis, having as axes the thematics: Sertanejo history and Trajectory of the artists. It was noticed that the sertanejo music began to have more space in the brazilian TV from the years of 1990, conquering and expanding the place until then destined to the caipira music. Besides that, almost every programmation related to sertanejo thematic show the connection of the artists with the life and costumes from the countryside. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música sertaneja : Brasil | pt_BR |
dc.subject | History of Communication | en |
dc.subject | Brazilian Television | en |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Sertanejo music | en |
dc.subject | History of Television | en |
dc.title | “Bem pra lá do fim do mundo”: a música sertaneja na televisão brasileira de 1969 a 2017 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074443 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1829)