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dc.contributor.authorFrança, Damiana de Matos Costapt_BR
dc.contributor.authorFarenzena, Nalúpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181767pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos.pt_BR
dc.description.abstractThe paper examines the construction of Programa Nacional de Educação do Campo [National Program of Rural Education] (Pronacampo) between 2011 and 2014. It analyzes the institutionalized ideas that originated Pronacampo, the actors and the interests involved, based on the cognitive approach of public policies analysis, with a greater approximation with Bruno Jobert and Ève Fouilleux’s perspective. It covers both the forum of ideas production, where the actors construct their ideas according to interests, institutions and power relations, and the forum of public policy communities, a space for organization and institutionalization of ideas. The study evidences that Pronacampo has differentiated references that reflect representations of distinct actors. Therefore, Pronacampo expresses a hybrid policy reference when aggregating opposite interests.en
dc.description.abstractEl artículo trata de la construcción del Programa Nacional de Educação do Campo [Programa Nacional de Educación Rural] (Pronacampo) en el período de 2011 a 2014. Se analizan las ideas institucionalizadas que dieron origen al Pronacampo, actores e intereses involucrados, desde el enfoque cognitivo de análisis de políticas públicas, con más énfasis en la perspectiva de Bruno Jobert y Ève Fouilleux. Son incluidos el foro de producción de ideas, donde los jugadores construyen sus ideas de acuerdo con los intereses, las instituciones y las relaciones de poder, y el foro de comunidades de política pública, lugar de negociación y institucionalización de las ideas. El estudio muestra que el Pronacampo tiene diferentes puntos de referencia y que reflejan las representaciones de los diferentes actores. Por lo tanto, el Pronacampo expresa un marco político híbrido, una vez mezcla intereses opuestos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos analíticos de políticas educativas. Arizona. Vol. 26, n. 80 (jul. 2018), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducación públicaes
dc.subjectEducación rurales
dc.titleInstituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitivapt_BR
dc.title.alternativeInstitutions, interests, ideas and actors : an analysis of Pronacampo based on a cognitive approachen
dc.title.alternativeInstituciones, intereses, ideas y actores sociales : un análisis del Pronacampo a partir del abordaje cognitivoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074146pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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