Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRohden, Fabiolapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:42Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0102-4302pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181766pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar como determinados marcadores de gênero são articulados nos investimentos em torno da medicalização da saúde e da sexualidade do homem, através de uma investigação sobre a Caravana pela Saúde Masculina. Trata-se de uma campanha em prol da saúde promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia, com apoio financeiro da Indústria Farmacêutica Eli Lilly, que percorreu 22 cidades brasileiras no ano de 2010. A perspectiva analítica adotada está centrada na ideia de que uma campanha de promoção da saúde pode ser entendida como uma tecnologia de intervenção que articula diferentes fatores e se constitui por meio do engajamento de distintos agentes com posições e interesses particulares. Analisar um evento deste tipo supõe, portanto, que sejam investigados os processos, os interesses, os recursos e os agentes em cena e de que forma são mobilizados. No caso da Caravana pela Saúde Masculina, tão ou mais importante que os meios ou os recursos materiais empregados, foram os conceitos ou as ideias-chave acionados na divulgação e na realização da campanha que privilegiavam a reafirmação de determinadas características associadas a gênero e sexualidade.pt
dc.description.abstractThis article aims to analyze how certain gender markers are articulated in actions around the medicalization of men health and sexuality, through a research about the “Caravan for Men’s Health”. It is a campaign for health, promoted by the Brazilian Society of Urology, with financial support from Eli Lilly Pharmaceutical Industry, which toured 22 cities in Brazil in 2010. The analytical approach used is centered on the idea that a campaign to promote health can be understood as an intervention technology that articulates different factors and as something constituted through engagement of different agents with specific positions and interests. To analyze an event of this kind assumes that it is necessary to investigate the processes, interests, resources, and engaged agents and how they are mobilized together. In the case of the “Caravan for Men’s Health”, as or more important than the applied material means or resources, were the key ideas or concepts triggered in the dissemination and implementation of the campaign, which favored the reaffirmation of certain characteristics associated with gender and sexuality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAnuário antropológico. Brasília, DF. Vol. 39, n. 1 (2014), p. 125-150pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMale healthen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectSaúde do homempt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIntervention technologiesen
dc.titleMulher cuidadora, homem arredio : diferenças de gênero na promoção de saúde masculinapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954867pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples