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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorLançanova, Letícia Gomespt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181725pt_BR
dc.description.abstractA partir do contexto das relações de trabalho no período pós-industrial (BAUMAN, 2001; FÍGARO, 2014; CURVELLO, 2010), e tendo como base as noções de identificações (HALL, 2015), identidade e diferença conforme Silva (2013), e de diversidade a partir de Toth (2010) e Irigaray e Saraiva (2009), este estudo monográfico tem por objetivo compreender as noções de diversidade instituídas pela Revista HSM Management. Para isso, acionamos como base teórica Baldissera (2007, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2014a, 2014b, 2017) e outros autores, como Kunsch (2008, 2014) e Oliveira (2009) que abordam a comunicação no âmbito das organizações. Também sublinhamos o papel dos gestores/líderes nessas organizações (BALDISSERA, 2014; SILVA, 2016) para a tessitura da teia simbólica (cultura, conforme Geertz, 1989), por meio das práticas comunicacionais que empreendem com suas equipes de subordinados, e que influenciam o clima organizacional. Assim, propomos que esses gestores são importantes para a reflexão sobre diversidade nas organizações e sobre como os grupos minorizados se sentem e são tratados no ambiente de trabalho. Nessa direção, definimos como objeto empírico para a pesquisa 16 matérias que abordaram a questão da diversidade direta ou indiretamente, e que foram veiculadas em 2017 pela Revista HSM Management (voltada para o universo corporativo da gestão/liderança), partindo do pressuposto de que essa institui-se (BOURDIEU, 1998) como fonte de aprendizado para os gestores, tornando-se um veículo de comunicação modelar/modelizante. Como procedimento metodológico, empregamos a pesquisa documental, com base na “análise e interpretação (GIL, 2008). Dentre os principais resultados, identificamos que as temáticas sobre diversidade mais tratadas pela publicação são as que se referem a gênero e a gerações e verificamos que, em geral, a Revista aborda as temáticas sobre diversidade de maneira superficial, prevalecendo a circulação de sentidos que aliam as ações organizacionais promotoras da diversidade aos ganhos em imagem- conceito (BALDISERA, 2008, 2017) e em lucros financeiros. Consideramos que, apesar de esses sentidos instituídos pela Revista atentarem para a discriminação dos grupos minorizados, demonstram pouca potência para gerar mudanças nos ambientes organizacionais.pt
dc.description.abstractBased on the notions of identifications (HALL, 2015), identity and difference according to Silva (2013), it is important to note that in the context of post-industrial relations (BAUMAN, 2001, FÍGARO, 2014 and CURVELLO, 2010) and diversity from Toth (2010) and Irigaray and Saraiva (2009), this monographic study aims to understand the notions of diversity instituted by HSM Management Magazine. In order to do this, we used Baldissera (2007, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2014a, 2014b, 2017) as the theoretical basis, as well as other authors, such as Kunsch (2008, 2014) and Oliveira (2009). We also emphasize the role of managers / leaders in these organizations (BALDISSERA, 2014, SILVA, 2016) for the texture of the symbolic web (culture, according to Geertz, 1989), through the communicational practices they undertake with their subordinate teams, the organizational climate. Thus, we propose that these managers are important for reflection on diversity in organizations and on how minority groups feel and are treated in the workplace. In this direction, we defined as an empirical object for the research 16 issues that addressed the issue of diversity directly or indirectly, and which were published in 2017 by HSM Management Magazine (focused on the corporate universe of management / leadership), based on the assumption that this (BOURDIEU, 1998) as a source of learning for managers, becoming a vehicle for modeling communication. As a methodological procedure, we used documentary research, based on "analysis and interpretation" (GIL, 2008). Among the main results, we have identified that the diversity themes most treated by the publication are those that refer to gender and generations and we find that, in general, the Journal approaches the themes of diversity in a superficial way, prevailing the circulation of meanings that combine (BALDISERA, 2008, 2017) and in financial profits. We consider that, although these meanings established by the Journal attempt to discriminate against minority groups, they show little power to generate changes in organizational environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectHSM Management Magazineen
dc.subjectManagementen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectWork relationshipsen
dc.titleRelações de trabalho e comunicação organizacional no contexto da(s) diversidade(s): as noções instituídas pela revista HSM Managementpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Cássia Aparecida Lopes dapt_BR
dc.identifier.nrb001074283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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