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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Marília Pintopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181707pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema a visibilidade e política das Paradas LGBT no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre. O objetivo geral é compreender como as duas Paradas LGBT de Porto Alegre se apresentam em seus canais oficiais de comunicação e divulgação, através dos conceitos de espetáculo político de Rubim (2004) e Debord (1997), aliado às teorias de espaço público e visibilidade trazidas por Jovchelovitch (2000) e Esteves (2011) e de gênero e sexualidade de Louro (1997). A pesquisa foi realizada com três abordagens metodológicas: a análise histórico-descritiva, entrevista e cartografia. Para o tratamento desse material, foi utilizada a análise interpretativa. O estudo teve como objeto as páginas oficiais no Facebook da Parada Livre de Porto Alegre e da Parada de Luta LGBTI. Constatou-se, por fim, que por mais que os dois eventos tenham pontos de divergência, principalmente no que tange os processos de divulgação do evento, ambos trabalham com um evento que precisa ser viabilizado financeiramente e estruturalmente. O que aponta a importância da visibilidade de pessoas conhecidas e de recursos financeiros providos de instituições públicas, doações e venda de produtos. Identificou-se também que, apesar das diferenças políticas, as duas paradas se apresentam politicamente em suas páginas oficiais no Facebook e reforçam constantemente a importância disso para a construção das mobilizações LGBT.pt
dc.description.abstractThis monograph focuses on the visibility and politics of LGBT Parades in Brazil, more specifically in Porto Alegre. The general objective is to understand how the two LGBT Parades of Porto Alegre present themselves in their official channels of communication and dissemination, through the concepts of political spectacle of Rubim (2004) and Debord (1997), combined with the theories of public space and visibility brought by Jovchelovitch (2000) and Esteves (2011) and of gender and sexuality of Louro (1997). The research was carried out with three methodological approaches: historical-descriptive analysis, interview and cartography. For the analysis, the interpretative analysis was used. The case study had as its object the official Facebook pages of Parada Livre de Porto Alegre and the Parada de Luta LGBTI. Finally, it was verified that, although the two events have points of divergence, especially in relation to the processes of dissemination of the event, both work with an event that needs to be financially and structurally feasible. What points to the relevance of the visibility of people known and financial resources provided by public institutions, donations and sales of products. It was also identified that, despite the political differences, the two Parades are politically presented in their official Facebook pages and constantly reinforce the importance of this for the construction of LGBT mobilizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento LGBTpt_BR
dc.subjectLGBT Paradesen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectVisibilityen
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectPolitical spectacleen
dc.titleComunicação e visibilidade política em paradas LGBTpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCarnielli, Fiorenza Zandonadept_BR
dc.identifier.nrb001074291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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