Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorUchôa, Diogo de Figueiredopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181703pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa estuda as relações entre a comunicação de moda e a pornografia gay, a fim de estabelecer conexões e reflexões a partir de uma perspectiva social de gênero e estética. Para tal, tomou-se como base os estudos de sexualidade, masculinidades, pornografia, moda, sensibilidade camp e fotografia, tendo como principais autores Michel Foucault (1976), Pierre Bourdieu (1975 e 1995), Susan Sontag (1987), Gilles Lipovetsky (1987) e Claudio Marra (2008). A investigação se deu, primeiramente, de forma exploratória e encontrou algumas marcas de moda que se apropriavam da pornografia em algumas comunicações, mas o corpus escolhido para investigação, em função da consistência e representatividade, foi a campanha da temporada outono inverno de 2015 da BCALLA, no qual se aplicou uma análise fotográfica e de produção de sentido. O estudo da campanha buscou examinar os modos de construção da pornografia nas fotografias de maneira individual e no seu conjunto recuperando aspectos teóricos trazidos à monografia com o intuito de discutir importantes aprendizados sobre os temas desenvolvidos. No final, uma das percepções mais importantes foi a de que a marca aproveita a sensibilidade presente no universo gay, rompendo com os sentidos das campanhas de moda mais tradicionais e operando sobre a sexualidade para perturbar certas hegemonias sociais e, concomitantemente, auxilia nas suas manutenções.pt
dc.description.abstractThis research studies the relationships between fashion communications and gay pornography, in order to stablish connections and reflections from a social, gender and aesthetic perspective. For that, was studied the theme of sexuality, masculinity, pornography, fashion, camp sensibility and photography, having as main author Michel Foucault (1976), Pierre Bourdieu (1975 and 1995), Susan Sontag (1987), Gilles Lipovetsky (1987) and Claudio Marra (2008). The investigation was made by an exploratory research and found some fashion brands that used pornography in their communications, the chosen object of study, because of its consistency and representativity, was the 2015 fall winter campaign by BCALLA, which was analyzed by its photography and meaning production. The study attempted to examine the ways how ponography was build in the photographies, by its individual and group analysis with the intent of discuss important knowledges about the developed themes. In the end, was possible to perceive that the brand appropriates the sensibility present in the gay universe to disturb some hegemonic aspects presents in the society, while in the other hand, assists in their maintenanceen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModa masculinapt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectCampen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectHomossexualidade masculinapt_BR
dc.subjectGay pornographyen
dc.titleFashion meets porn: diálogos entre moda e pornografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMarconi, Dieisonpt_BR
dc.identifier.nrb001073914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples