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dc.contributor.advisorBarros, Ana Taís Martins Portanovapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Théa Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181695pt_BR
dc.description.abstractOs desenhos animados contam cada vez mais com o interesse e a identificação do público adulto, em especial dos jovens adultos, e como qualquer produto cultural, articulam imagens simbólicas e movimentam o imaginário da sociedade na qual estão inseridos. Partindo da curiosidade sobre as causas da identificação do público adulto com os desenhos animados, nesta pesquisa apresentamos o desenho animado brasileiro Irmão do Jorel, que se passa no Brasil das décadas de 1980 e 1990, desde sua concepção como história em quadrinhos em 2002 até sua estreia no canal de televisão por assinatura Cartoon Network e seu consequente sucesso tanto com o público infantil quanto com o público adulto, para a seguir o analisarmos à luz da Teoria Geral do Imaginário, de Gilbert Durand, em busca das principais imagens simbólicas que emergem dele e de suas motivações intrínsecas. Dessa forma, identificamos as principais recorrências presentes em Irmão do Jorel e as organizamos nos três grupos distintos de expressão do imaginário propostos por Durand com o objetivo de nos aproximarmos de seu arquétipo fundante.pt
dc.description.abstractAdult’s audience interest and self-recognition with cartoon shows is increasing every day, and this behavior can be noticed specially on young adults. A cartoon show, as any other cultural product, articulates symbolic images and moves the imaginary of the society in which these symbols are inserted. Starting from the curiosity about adult’s identification with cartoon shows, this research presents Brazilian cartoon show Jorel’s Brother, which takes place in Brazil between 1980 and 1990, making a retrospective of it since its creation as a comic in 2002, until its premier on TV’s channel Cartoon Network, and its consequent success with both adult and children’s audiences. After that, the cartoon will be analyzed under Gilbert Durand’s Theory of Imaginary, searching for the main symbolic images, and its inherent motivations, that emerge from the show. Therefore, it is possible to identify the main recurrences within Jorel’s Brother show, and to organize them on Durand’s three distinct groups of the imaginary expression, aiming to get closer to the symbol’s original archetypes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectCartoonen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectJorel’s Brotheren
dc.subjectSymbolic Imagesen
dc.subjectIrmão do Jorel (Desenho animado)pt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.titleIrmão do Jorel como expressão do imagináriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073932pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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