Organizações, arte e comunicação pública: uma análise dos casos Queermuseu e La Bête
dc.contributor.advisor | Baldissera, Rudimar | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Yago Rafael Chagas de Souza Renato do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T02:30:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181689 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o emprego da comunicação pública em instituições públicas e privadas a partir da concepção da democracia deliberativa. Para isso, o objetivo desta pesquisa monográfica é as especificidades que marcaram os processos de emprego da comunicação pública pelo Santander Cultural e pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) - uma mantida pelo setor público e a outra por organização privada -, através dos discursos que constroem em suas notas públicas em resposta às crises do Queermuseu e da performance La Bête, respectivamente, e em uma perspectiva democrática de deliberação, atentando para os interesses envolvidos nas posturas adotadas pelas duas instituições frente a um cenário de crise que ameaça suas imagens públicas e a suas credibilidades como organizações do campo das artes e da cultura. Com o intuito de atingir esse objetivo e fundamentar as análises, o construto teórico compreende a reflexão sobre as noções de arte contemporânea, comunicação pública e democracia deliberativa, imagem pública, opinião pública e comunicação organizacional, bem como sobre características do contemporâneo e aspectos sociopolíticos brasileiros, a sociedade em rede e as tecnologias da informação e da comunicação. O objeto empírico consiste nas duas notas públicas veiculadas pelo Santander Cultural e pelo MAM através do Facebook. Os procedimentos metodológicos são os de análise e interpretação dos dados (GIL, 1994), no caso a comunicação dessas instituições na medida que oferecem, ou não, os pressupostos básicos para o debate público. O principal resultado evidencia que o Santander Cultural, enquanto instituição pertencente a uma organização privada, o Santander, falha em promover o debate público ao priorizar aspectos referentes ao lucro e a preservação da sua imagem, ao passo que o MAM, instituição pública, logra resultados positivos ao propor o confronto de argumentos e ao assumir uma posição reflexiva acerca da referida crise. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject | Comunicação pública | pt_BR |
dc.title | Organizações, arte e comunicação pública: uma análise dos casos Queermuseu e La Bête | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074384 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)