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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Yago Rafael Chagas de Souza Renato dopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:24Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181689pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o emprego da comunicação pública em instituições públicas e privadas a partir da concepção da democracia deliberativa. Para isso, o objetivo desta pesquisa monográfica é as especificidades que marcaram os processos de emprego da comunicação pública pelo Santander Cultural e pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) - uma mantida pelo setor público e a outra por organização privada -, através dos discursos que constroem em suas notas públicas em resposta às crises do Queermuseu e da performance La Bête, respectivamente, e em uma perspectiva democrática de deliberação, atentando para os interesses envolvidos nas posturas adotadas pelas duas instituições frente a um cenário de crise que ameaça suas imagens públicas e a suas credibilidades como organizações do campo das artes e da cultura. Com o intuito de atingir esse objetivo e fundamentar as análises, o construto teórico compreende a reflexão sobre as noções de arte contemporânea, comunicação pública e democracia deliberativa, imagem pública, opinião pública e comunicação organizacional, bem como sobre características do contemporâneo e aspectos sociopolíticos brasileiros, a sociedade em rede e as tecnologias da informação e da comunicação. O objeto empírico consiste nas duas notas públicas veiculadas pelo Santander Cultural e pelo MAM através do Facebook. Os procedimentos metodológicos são os de análise e interpretação dos dados (GIL, 1994), no caso a comunicação dessas instituições na medida que oferecem, ou não, os pressupostos básicos para o debate público. O principal resultado evidencia que o Santander Cultural, enquanto instituição pertencente a uma organização privada, o Santander, falha em promover o debate público ao priorizar aspectos referentes ao lucro e a preservação da sua imagem, ao passo que o MAM, instituição pública, logra resultados positivos ao propor o confronto de argumentos e ao assumir uma posição reflexiva acerca da referida crise.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.titleOrganizações, arte e comunicação pública: uma análise dos casos Queermuseu e La Bêtept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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