A dança como forma de empoderamento da mulher: uma análise do vídeo publicitário Isso é Pra Mim da Avon
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2018Author
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Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa consiste em compreender a configuração da linguagem corporal, através da dança, na produção de mensagens de empoderamento feminino na publicidade. A partir da análise do comercial Isso é pra mim produzido pela marca de lingeries da Avon, Avon Signature by DeMillus disponibilizado no Youtube, os aspectos relacionados ao corpo, à dança, à publicidade e ao gênero foram trabalhados. Para isso, conceitos relacionados à linguagem não verbal e à história da dança na sociedade ...
O objetivo desta pesquisa consiste em compreender a configuração da linguagem corporal, através da dança, na produção de mensagens de empoderamento feminino na publicidade. A partir da análise do comercial Isso é pra mim produzido pela marca de lingeries da Avon, Avon Signature by DeMillus disponibilizado no Youtube, os aspectos relacionados ao corpo, à dança, à publicidade e ao gênero foram trabalhados. Para isso, conceitos relacionados à linguagem não verbal e à história da dança na sociedade foram desenvolvidos usando principalmente Campelo (1997), Siqueira (2014), Santaella (2004) para os aspectos relacionados ao corpo, Faro (2004) e Bourcier (2001) em relação a história da dança. Além disso, foram realizados estudos da identidade, do feminismo, por meio de Castells (1999), Louro (2016), Silva (2013), Lipovetsky (1997) e do corpo da mulher na dança com a finalidade de compreender os textos que o corpo carrega em sua expressão. Também foram analisados aspectos referentes à publicidade, a fim de entender como o discurso elaborado pelo corpo que dança pode estar presente em criações publicitárias. Foi possível, então, identificar que a linguagem corporal é uma forma de comunicação consistente e que, através da dança, ela se intensifica por meio de seus movimentos e possibilidades de construção de narrativas. Ainda, em conjunto com técnicas e estratégias da publicidade, a dança no ambiente midiático torna-se um instrumento muito potente, uma vez que compõe textos diversos através do movimento, despertando percepções sensoriais. Analisar a dança sob o olhar da comunicação é uma forma de encontrar novas alternativas para a criação publicitária na sociedade contemporânea. Por fim, contemplar as pautas sociais relacionadas à identidade de gênero, é uma maneira de demonstrar o compromisso que a comunicação possui na formação e conscientização da sociedade e suas relações. ...
Resumen
El objetivo de esta investigación consiste en comprender la configuración del lenguaje corporal por medio de la danza, en la producción de mensajes de empoderamiento femenino en la publicidad. A partir del análisis del comercial Isso é para mim producido por la marca de lingerie de Avon, Avon Signature by DeMillus disponible en Youtube fueron trabajados los aspectos relacionados al cuerpo, a la danza, a la publicidad y al género. Para eso, conceptos relacionados al lenguaje no verbal y a la his ...
El objetivo de esta investigación consiste en comprender la configuración del lenguaje corporal por medio de la danza, en la producción de mensajes de empoderamiento femenino en la publicidad. A partir del análisis del comercial Isso é para mim producido por la marca de lingerie de Avon, Avon Signature by DeMillus disponible en Youtube fueron trabajados los aspectos relacionados al cuerpo, a la danza, a la publicidad y al género. Para eso, conceptos relacionados al lenguaje no verbal y a la historia de la danza en la sociedad fueron desarrollados utilizando principalmente Campelo (1997), Siqueira (2014), Santaella (2004) para los aspectos relacionados al cuerpo y, Faro (2004) e Bourcier (2001) en relación a los puntos históricos de la danza. Además de eso, fueron realizados estudios de la identidad, del feminismo por medio de Castells (1999), Louro (2016), Silva (2013), Lipovetsky (1997) y, del cuerpo de la mujer en la danza con la finalidad de comprender los textos que el cuerpo carga en su expresión. También fueron analizados aspectos referentes a la publicidad, a fin de entender como ese discurso puede estar presente en creaciones publicitarias. Fue posible, entonces, identificar que el lenguaje corporal es una forma de comunicación consistente y que, a través de la danza, ella se intensifica por medio de sus movimientos y posibilidades de construcción de narrativas. Aún, en conjunto con técnicas y estrategias de publicidad, la danza en el ambiente mediático se vuelve un instrumento muy potente, una vez que compone textos diversos por medio del movimiento despertando percepciones sensoriales. Analizar la danza como una mirada de la comunicación es una manera de encontrar nuevas alternativas para la creación publicitaria en la sociedad contemporánea. Finalmente, contemplar las pautas sociales relacionadas a la identidad de género, es una manera de demostrar el compromiso que la comunicación tiene en la formación y concientización de la sociedad y sus relaciones. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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