Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorKauer, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181675pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como temática a mobilização social para igualdade de gênero, tendo como objeto de pesquisa a campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas (HeForShe), lançada em setembro de 2014. O objetivo geral, portanto, é entender como é construída a campanha ―ElesPorElas‖ no Brasil de modo a promover a igualdade de gênero. Para isso, foi necessário estudar como se dá a mobilização social, o que constitui a igualdade de gênero - levando em consideração o contexto do Brasil -, em especial para a ONU e qual a importância da comunicação nestes processos. A metodologia elencada para uma investigação com olhar para a mudança social foi a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), partindo de um olhar tridimensional do texto, prática discursiva e prática social. Concluiu-se que há uma falta de adaptação da campanha internacional para o contexto brasileiro, mas que nos materiais devidamente criados para o país há uma forte presença da interdiscursividade, conforme conceito de Fairclough (2001). Foi constatado ainda que há uma preocupação com a comunicação da campanha, principalmente no sentido de gerar corresponsibilidade dos homens com a questão de igualdade de gênero.pt
dc.description.abstractThe theme of this final work for under graduation is the social mobilization for gender equality, having as its research object United Nation‘s HeForShe campaign, introduced on September of 2014. Its main aim is, therefore, to comprehend how the campaign ‗HeForShe‘ is built in Brazil in a way to promote gender equality. For this purpose, it was necessary to study how social mobilization works, what defines gender equality – particularly in Brazil‘s context -, especially for the United Nations and what is the importance of communication in these processes. As a technical support basis, this paper goes through concepts such as mobilization (TORO E WERNECK, 2004), public communication (WEBER, 2017), gender (SCOTT, 1990) and intersectionality (DEFRANCISCO E PALCZEWSKI, 2014). The methodology chosen for a research with a social change perspective was the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001), from a three dimensional framework of the text, discursive practice and social practice. As conclusion, it is noted that there is a lack of adjustment from the international campaign to the Brazilian context, however, in the materials that are indeed created for the country, there‘s a strong presence of interdiscursivity, whereas Fairclough‘s (2001) concepts. It was also established that there is a concern with the campaign‘s communication, essentially in the sense of creating men‘s co-responsibility(HENRIQUES et al., 2004) with the gender equality issue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectGender Equalityen
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectHeForSheen
dc.subjectUNen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSocial mobilizationen
dc.titleMobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074233pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples