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dc.contributor.advisorFurtado, Thaís Helenapt_BR
dc.contributor.authorMenoncin, Karine Dal Pivapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181663pt_BR
dc.description.abstractAs novas formas de comunicação das últimas décadas, proporcionadas pela internet, facilitaram a popularização do conhecimento científico. Ferramentas como o YouTube permitem que pessoas qualificadas promovam a popularização do saber científico de forma simples e interessante para o público leigo. Partindo do pressuposto de que existe uma interdiscursividade no canal do YouTube “Manual do Mundo”, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como a interdiscursividade contribui para a popularização do conhecimento científico nesse canal. Os objetivos específicos são: 1) Fazer uma análise histórica e conceitual do termo “popularização da ciência”; 2) Justificar a importância da popularização da ciência; 3) identificar os discursos presentes nos vídeos do “Manual do Mundo”. A metodologia adotada é a da Análise de Discurso, e o trabalho tem como fundamentação teórica os conceitos de “educação híbrida”, “interdiscurso” e “representação”. Os resultados obtidos a partir da análise de dez vídeos selecionados apontaram para a predominância do Discurso Didático, tornando o Manual do Mundo uma opção valiosa para auxiliar na aprendizagem do ensino básico de ciência, justamente por ser permeado pela interdiscursividade, principalmente com os discursos de Entretenimento e Jornalístico. Dessa forma, o canal se aproxima de um modelo de educação híbrido, facilitado pela flexibilidade espaço-temporal possibilitada pela plataforma, firmando assim um contrato de comunicação diferenciado da sala de aula.pt
dc.description.abstractThe new forms of communication of the last decades, provided by the Internet, facilitated the popularization of the scientific knowledge. Resources like the YouTube allow that qualified people promote the popularization of the scientific knowledge in a simple and interesting way for the unacquainted people. The general aim of this research is to understand the popularization of the scientific knowledge in the YouTube channel “Manual do Mundo”. The specific objectives are: 1) To make a historical and conceptual analysis of the term “popularization of science”; 2) Justify the importance of the popularization of science; 3) Identify the discourses of the “Manual do Mundo”. The methodology adopted is the Discourse Analysis, and the research has as theoretical grounds the concepts of “hybrid education”, “interdiscourse” and “representation”. The results obtained from the analysis of ten selected videos pointed to the predominance of the Didactic Discourse, making the “Manual do Mundo” a valuable option to assist in the learning of basic science education, precisely because it is permeated by interdiscursivity, mainly with the discourses Entertainment and Journalistic. In this way, the channel approaches a hybrid education model, facilitated by the space-time flexibility made possible by the platform, thus establishing a differentiated communication contract for the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectPopularization of scienceen
dc.subjectHybrid Educationen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysisen
dc.subjectManual do Mundo (Site)pt_BR
dc.titleA ciência descomplicada do manual do mundo: interdiscurso como estratégia na popularização do conhecimento científicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074531pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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